Contribuições da pedagogia hospitalar no desenvolvimento socioemocional de crianças com câncer
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de curso aborda as contribuições da pedagogia hospitalar no desenvolvimento socioemocional de crianças com câncer. A pesquisa explora como vínculo afetivo pode auxiliar no enfrentamento da doença, proporcionando um espaço de aprendizado, expressão e socialização, que é frequentemente comprometido pelo tratamento da doença. A partir de revisão bibliográfica e de observação participante no contexto hospitalar, o estudo evidencia a importância de uma abordagem integrativa que c ...
O presente trabalho de curso aborda as contribuições da pedagogia hospitalar no desenvolvimento socioemocional de crianças com câncer. A pesquisa explora como vínculo afetivo pode auxiliar no enfrentamento da doença, proporcionando um espaço de aprendizado, expressão e socialização, que é frequentemente comprometido pelo tratamento da doença. A partir de revisão bibliográfica e de observação participante no contexto hospitalar, o estudo evidencia a importância de uma abordagem integrativa que considere não apenas as necessidades educativas, mas também os aspectos emocionais e sociais das crianças e adolescentes. Além disso, apresenta relatos de experiências significativas onde a pedagogia hospitalar foi aplicada, destacando os benefícios percebidos por crianças e suas famílias. A pesquisa conclui que o investimento em práticas pedagógicas no contexto hospitalar é fundamental para para apoiar holisticamente as crianças diagnosticadas com câncer em seu desenvolvimento, auxiliando-as a lidarem com a complexidade da experiência da doença, resultando em um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes, favorecendo sua resiliência e habilidade socioemocional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License