A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos estudantes
dc.contributor.author | Lorandi, Alexandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Behr, Ariel | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Cristiane da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Farias, Everton da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Wunsch, Laura | pt_BR |
dc.contributor.author | Kist, Silvia de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T06:40:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279542 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido em 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 41 questões (demográficas, de escala do tipo Likert, e dissertativa) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas e análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos por meio da percepção de 214 estudantes participantes destacam-se os Fatores Pessoais que mais contribuíram para desistência dos estudantes, tais como "Dificuldade em conciliar os estudos com a carga horária de trabalho" e "Dificuldade em realizar as atividades nos prazos estabelecidos". Por sua vez, os Fatores Institucionais que contribuíram de forma expressiva para evasão foram a "Necessidade de comparecer às aulas presenciais" e a "Dificuldades relacionadas à metodologia". Como resultados adicionais destacam-se que o perfil dos participantes da pesquisa é majoritariamente formado por estudantes oriundos do ensino médio público e que já possuem formação no mesmo nível do curso abandonado. Por fim, os resultados dessa pesquisa coadunam à teoria apresentando os principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar estratégias e ações para mitigar a evasão dos cursos EaD. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UAB/UFRGS | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância (EaD) | pt_BR |
dc.title | A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Relatório técnico e de pesquisa | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212136 | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License