Mostrar el registro sencillo del ítem
A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado
dc.contributor.author | Lorandi, Alexandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Behr, Ariel | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Cristiane da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Farias, Everton da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Wunsch, Laura | pt_BR |
dc.contributor.author | Kist, Silvia de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T06:40:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279535 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta parte do estudo analisou, sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os indivíduos (Estudantes, Tutores e Coordenadores de Curso) de 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 40 questões (demográficas, e de escala do tipo Likert) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), um pré-teste foi realizado. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados utilizando técnicas estatísticas. A amostra do estudo compreendeu 214 estudantes, 54 tutores e 7 (sete) coordenadores de curso. Por fim, os resultados desta parte pesquisa fornecem à teoria suporte para analisar e refletir em relação aos principais fatores individuais e institucionais que contribuem para a evasão em cursos a distância gratuitos e, de forma prática, os resultados dessa investigação possibilitam subsidiar iniciativas e ações para reduzir a evasão dos cursos EaD. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UAB/UFRGS | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância (EaD) | pt_BR |
dc.title | A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores pessoais e institucionais que contribuem para evasão estudantil nos cursos da UAB/UFRGS - consolidado | pt_BR |
dc.type | Relatório técnico e de pesquisa | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212084 | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License