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dc.contributor.advisorRuver, Cesar Albertopt_BR
dc.contributor.authorNeumann, Isadora Sampaiopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-27T06:35:08Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279359pt_BR
dc.description.abstractAs estacas hélice contínua são executadas através da introdução de um trado heli coidal no solo, por rotação. Então, essa perfuração é preenchida com concreto e as armaduras são colocadas. No Brasil, seu dimensionamento depende de previsões baseadas no ensaio SPT, e a definição da profundidade das estacas é realizada pelo projetista, por vezes sendo determinada até o impenetrável, por não haver outro cri tério de paralisação. Os dados coletados durante a execução das estacas podem ser utilizados na avaliação da sua resistência geotécnica, ou seja, as informações registradas durante o processo de perfuração fornecem subsídios importantes para analisar quão bem as estacas estão atendendo aos requisitos de projeto e como estão interagindo com as características do solo em que estão sendo instaladas. Assim, pode-se fazer uso desses dados para se obter um critério de paralisação na execução de estacas tipo hélice contínua. Neste trabalho, será utilizado o método do Esforço de Instalação (EI), originalmente proposto para estacas do tipo Ômega. São analisados dados de velocidade de penetração e pressão do fluido do motor, registrados durante a perfuração de estacas do tipo hélice contínua, que posteriormente foram submetidas à ensaios de carregamento dinâmico. Organizou-se um banco de dados, em planilha eletrônica, contendo as estacas submetidas aos ensaios de carregamento dinâmico e suas respectivas informações e, dessa maneira, utilizaram-se as fórmulas do índice de velocidade de penetração (PRI) e do índice de torque (TI) para o cálculo do esforço de instalação (EI). Este trabalho demonstrou que o esforço de instalação (IE) pode ser utilizado como um parâmetro de controle na execução de estacas hélice contínua, visto que se observou uma boa correlação com a capacidade de cargapt_BR
dc.description.abstractContinuous flight auger piles are constructed by introducing a helical auger into the soil through rotation. The borehole is then filled with concrete, and the reinforcement is placed. In Brazil, their design relies on predictions based on the SPT test, and the depth of the piles is defined by the engineer, often determined until refusal, as there may be no other criterion for stopping. The data collected during the execution of the piles can be used to assess their geotechnical resistance. In other words, the information recorded during the drilling process provides important insights to analyze how well the piles meet the design requirements and how they interact with the soil characteristics where they are being installed. Therefore, this data can be used to establish a stopping criterion in the execution of continuous flight auger piles. In this work, the Installation Effort (IE) method, originally proposed for Omega piles, will be used. Data on penetration rate and motor fluid pressure, recorded during the drilling of continuous flight auger piles that were later subjected to dynamic load tests, are analyzed. A database was organized in a spreadsheet, containing the piles subjected to dynamic load tests and their respective information. This way, the formulas for the Penetration Rate Index (PRI) and Torque Index (TI) were used to calculate the Installation Effort (IE). This study demonstrated that the Installation Effort (IE) can be used as a control parameter in the execution of continuous flight auger piles, as a good correlation with load capacity was observeden
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstallation Efforten
dc.subjectEstacas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectCapacidade de cargapt_BR
dc.subjectContinuous flight augeringen
dc.subjectDeep foundationen
dc.subjectLoad capacityen
dc.titleCorrelação entre esforço de instalação e capacidade de carga de estacas tipo hélice contínua : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211723pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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