Análise quantitativa de discentes pós-ensino remoto emergencial : uma abordagem reflexiva
dc.contributor.advisor | Galante, Renata de Matos | pt_BR |
dc.contributor.author | Brum, Lucas Matheus Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:38:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279234 | pt_BR |
dc.description.abstract | A análise de dados deste tipo envolve a coleta, processamento e interpretação dos dados numéricos para que seja possível extrair informações úteis e obter insights. No contexto educacional, esta análise permite avaliar diversos aspectos , como taxas de matrícula, evasão, desempenho acadêmico e engajamento dos alunos. Com a adoção do ERE, estas métricas podem ter sofrido alterações significativas, refletindo os desafios e as adaptações enfrentadas por alunos e instituições. Este trabalho tem como objetivo tentar explicar a procura pelos cursos de ensino superior, sumamente importante para a formação do ser humano como trabalhador e pensante, principalmente pelos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde notou se um número elevado de alunos tanto no Instituto de Informática quanto no Restaurante Universitário próximo a ele, ambos localizados no Campus do Vale, em Porto Alegre. Sendo assim, uma análise exploratória de dados intensa foi feita, por meio de consultas, gráficos e dashboard que buscam ilustrar os padrões que se mostram nos dados, que por sua vez podem ou não responder nossas perguntas e também fortemente discutidas, tal qual como em um trabalho de pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | The data analysis of this type involves the collection, processing, and interpretation of numerical data so that useful information can be extracted and insights obtained. In the educational context, this analysis allows the evaluation of several aspects, such as enrollment rates, dropout rates, academic performance, and student engagement. With the adoption of ERT, these metrics may have undergone significant changes, reflecting the challenges and adaptations faced by students and institutions. This work aims to try to explain the demand for higher education courses, which are extremely important for the formation of human beings as workers and thinkers, especially for Computer Science and Computer Engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul, where a high number of students were noted both at the Institute of Informatics and at the University Restaurant near it, both located on the Vale Campus, in Porto Alegre. Therefore, an intense exploratory data analysis was carried out, through queries, graphs and dashboard that seek to illustrate the patterns that appear in the data, which in turn may or may not answer our questions and are also strongly discussed, just like in a research paper. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciência de dados | pt_BR |
dc.subject | Descriptive statistics | en |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Business intelligence | en |
dc.subject | Análise de dados | pt_BR |
dc.title | Análise quantitativa de discentes pós-ensino remoto emergencial : uma abordagem reflexiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Quantitative analysis of students after emergency remote teaching : a reflective approach | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211250 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Informática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License