Estratégias competitivas e indústria esportiva : o caso da expansão da National Basketball Association (NBA) no Brasil
Fecha
2024Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O objetivo deste estudo é explorar os fatores que influenciaram no crescimento do consumo da NBA (liga de basquete americana) no Brasil. Inicialmente será feita uma revisão bibliográfica sobre teorias da firma, analisando algumas de suas estratégias e conectando-as com o funcionamento do mercado. Em um segundo momento, será contextualizado o esporte dentro da economia, entendendo seu impacto sobre o desempenho econômico das sociedades. A compreensão específica sobre o funcionamento da Liga nort ...
O objetivo deste estudo é explorar os fatores que influenciaram no crescimento do consumo da NBA (liga de basquete americana) no Brasil. Inicialmente será feita uma revisão bibliográfica sobre teorias da firma, analisando algumas de suas estratégias e conectando-as com o funcionamento do mercado. Em um segundo momento, será contextualizado o esporte dentro da economia, entendendo seu impacto sobre o desempenho econômico das sociedades. A compreensão específica sobre o funcionamento da Liga norte-americana será feita tendo em vista os sistemas de Draft, Salary Cap, Luxury Tax, bem como as estratégias que fazem das partidas da NBA um espetáculo de grande valor comercial. Para auferir este sucesso financeiro, serão contrastados os valores de mercado gerados dentro dos EUA com o crescimento em outro mercado estrangeiro que era visto como emergente, o Chinês. O passo final será explorar a expansão da NBA no contexto e no cenário brasileiro, analisando a representatividade e os investimentos da Liga no país. ...
Abstract
The goal of this study is to explore the main factors that may have influence in the growth of the consumption of NBA (National Basketball League) in Brazil. Initially, a bibliographic review will be carried out on the firm’s theories, analyzing some of its strategies and connecting them with the functioning of the market. In a second step, sport will be contextualized within the economy, understanding its impact on the economic performance of societies. The specific understanding of the functi ...
The goal of this study is to explore the main factors that may have influence in the growth of the consumption of NBA (National Basketball League) in Brazil. Initially, a bibliographic review will be carried out on the firm’s theories, analyzing some of its strategies and connecting them with the functioning of the market. In a second step, sport will be contextualized within the economy, understanding its impact on the economic performance of societies. The specific understanding of the functioning of the NBA will be made taking into account the Draft, Salary Cap, Luxury Tax systems, as well as the strategies that make NBA matches a spectacle of great commercial value. To achieve this financial success, market values generated within the USA will be contrasted with growth in another foreign market that was seen as emerging, China. The final step will be to explore the expansion of the NBA in the Brazilian context and scenario, analyzing the League's representation and investments in the country. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ciencias Económicas (1330)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License