A mídia exterior da cidade de Porto Alegre : a trajetória do meio durante o século XX até os dias atuais
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente monografia versa sobre a trajetória da mídia exterior em Porto Alegre, através da perspectiva histórica da Comunicação. Num primeiro momento, é analisada a relação histórica entre o capitalismo e a publicidade nacionais, evidenciando o fato de que esta teve sua gênese atrelada àquele sistema econômico. A seguir, interrelacionamse elementos da industrialização brasileira com as fases da publicidade e do marketing no país. Feita essa contextualização inicial, parte-se para a descrição ...
A presente monografia versa sobre a trajetória da mídia exterior em Porto Alegre, através da perspectiva histórica da Comunicação. Num primeiro momento, é analisada a relação histórica entre o capitalismo e a publicidade nacionais, evidenciando o fato de que esta teve sua gênese atrelada àquele sistema econômico. A seguir, interrelacionamse elementos da industrialização brasileira com as fases da publicidade e do marketing no país. Feita essa contextualização inicial, parte-se para a descrição da história e dos aspectos evolutivos da mídia exterior no mundo e no Brasil, discutindo-se também conceituações e particularidades do meio. Por fim, é realizada a sistematização da pesquisa referente à trajetória da mídia externa de Porto Alegre, assim como a análise acerca dos elementos que foram primordiais para sua institucionalização. ...
Abstract
The present monograph deals with the history of the outdoor advertising in Porto Alegre, through the historical perspective of the Communication. In a first moment, the historic relation among the capitalism and the national advertising is analyzed, highlighting the fact that it had its genesis coupled up to that economical system. After this, the elements of the Brazilian industrialization are interrelated with the periods of the advertising and the marketing in the country. Based on this init ...
The present monograph deals with the history of the outdoor advertising in Porto Alegre, through the historical perspective of the Communication. In a first moment, the historic relation among the capitalism and the national advertising is analyzed, highlighting the fact that it had its genesis coupled up to that economical system. After this, the elements of the Brazilian industrialization are interrelated with the periods of the advertising and the marketing in the country. Based on this initial contextualization, it follows to the description of the history and the evolutionary aspects of the outdoor advertising in the world and in Brazil and also discussing about conceptualizations and particularities of the media. Finally, it is realized the systematization of the research referent to the history of the outdoor advertising of Porto Alegre, as well as the analysis about the elements that were primary for its institutionalization. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License