Tempos, mundos e caminhos cruzados : geografia e literatura para pensar Porto Alegre
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2023Autor
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Resumo
Nesta monografia procuramos refletir como o diálogo entre Geografia e Literatura pode ser realizado com o objetivo de perceber as desigualdades espaciais em Porto Alegre em dois períodos históricos, a partir da leitura geográfica de narrativas literárias. Para isso, traçamos o objetivo de identificar as desigualdades espaciais de Porto Alegre do início dos séculos XX e XXI, por meio da leitura do livro Caminhos Cruzados, de Erico Veríssimo e de duas crônicas presentes na obra Mas em que mundo t ...
Nesta monografia procuramos refletir como o diálogo entre Geografia e Literatura pode ser realizado com o objetivo de perceber as desigualdades espaciais em Porto Alegre em dois períodos históricos, a partir da leitura geográfica de narrativas literárias. Para isso, traçamos o objetivo de identificar as desigualdades espaciais de Porto Alegre do início dos séculos XX e XXI, por meio da leitura do livro Caminhos Cruzados, de Erico Veríssimo e de duas crônicas presentes na obra Mas em que mundo tu vive?, de José Falero, utilizando o conceito de território como meio para essa leitura. Para atingir esse objetivo, a partir do método qualitativo e à luz dos conceitos de ideologias geográficas e consciência geográfica (Moraes, 2005) analisaremos as narrativas como representação textual da desigualdade espacial existente na cidade. Seguindo as referências de Souza (2000), Raffestin (1993), Moraes (2008) e Haesbaert e Limonad (2007) para pensar as propriedades do conceito de território para a Geografia, organizamos uma metodologia de análise baseadas nas dimensões do território associadas aos recortes sociais da sociedade porto-alegrense ao longo da história. Os resultados indicam que a Literatura se mostra como uma boa fonte para pensar geograficamente Porto Alegre, tanto o espaço e o cotidiano como as percepções dos autores em diferentes recortes espaço-temporais. Essa leitura se torna rica quando associada aos conceitos da Geografia e permite uma análise coerente da realidade, facilita a interpretação de obras literárias e possibilita um recurso potente para a educação de consciências geográficas quando associados ao Ensino de Geografia. ...
Abstract
In this monograph we try to reflect how the dialogue between Geography and Literature can be carried out with the objective of perceiving the spatial inequalities in Porto Alegre city in two historical periods, from the geographical reading of literary narratives. For this, we set out to identify the spatial inequalities of Porto Alegre at the beginning of the 20th and 21st centuries, through the reading of the book Caminhos Cruzados, by Erico Veríssimo and two chronicles present in the book Ma ...
In this monograph we try to reflect how the dialogue between Geography and Literature can be carried out with the objective of perceiving the spatial inequalities in Porto Alegre city in two historical periods, from the geographical reading of literary narratives. For this, we set out to identify the spatial inequalities of Porto Alegre at the beginning of the 20th and 21st centuries, through the reading of the book Caminhos Cruzados, by Erico Veríssimo and two chronicles present in the book Mas em que mundo tu vive?, by José Falero, using the concept of territory as a means for this analysis. To achieve this goal, based on the qualitative method and the concepts of geographic ideologies and geographic conscience (Moraes, 2005), we will analyze the narratives as a textual representation of the spatial inequality existing in the city. Based on references of Souza (2000), Raffestin (1993), Moraes (2008) and Haesbaert and Limonad (2007) to think about the properties of the concept of territory for Geography, we organized an analysis methodology based on the dimensions of the territory associated with the social clippings of Porto Alegre society throughout history. The results indicate that Literature is a good source to think geographically about Porto Alegre, both space and everyday life as well as the authors' perceptions in different space-time clippings. This reading becomes rich when associated with the concepts of Geography and allows a coherent analysis of reality, facilitates the interpretation of literary works and enables a powerful resource for the education of geographic consciences when associated with the Teaching of Geography ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Geografía (463)
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