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dc.contributor.advisorIssi, Helena Beckerpt_BR
dc.contributor.authorBrisch, Laura de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T06:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278769pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A brincadeira é uma atividade própria da infância e está relacionada com o desenvolvimento motor, emocional, mental e social da criança. Por meio dele a criança reconhece o mundo. A hospitalização infantil é uma experiência marcante na vida da criança por ser um ambiente diferente, com regras, em que são submetidas a procedimentos médicos invasivos e por vezes dolorosos. Este contexto pode desencadear até mesmo traumas emocionais, e interferir no processo de recuperação. O brincar surge então como um importante recurso para enfrentar o momento de hospitalização. O brinquedo terapêutico (BT) se constitui em um brinquedo estruturado para que a criança alivie sua ansiedade perante as experiências vivenciadas no hospital. Objetivo: Mapear a produção científica da pós-graduação acerca do uso do brinquedo terapêutico no cuidado de enfermagem pediátrica em hospitais brasileiros. Método: Estudo orientado pela metodologia de revisão narrativa da literatura (RNL), a qual tem foco na análise crítica da literatura. A busca dos dados foi realizada em julho de 2024 no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Optou-se por adotar limites para a busca dos estudos, apesar da metodologia não exigir isso, com utilização dos termos “Brinquedo terapêutico", “Teses e dissertações” e “Enfermagem” para coleta. Os critérios de inclusão foram: teses e dissertações, com foco de estudo o brinquedo terapêutico, tendo as ciências da saúde como grande área de conhecimento, independente do ano de publicação. Foram excluídos estudos que não responderam a questão de pesquisa e aqueles que não foram encontrados na íntegra com disponibilidade online. Resultados: Foram encontrados 31 estudos na primeira etapa, sendo 11 deles de divulgação não autorizada. Dos 20 estudos de divulgação aberta, 13 estudos permaneceram após a segunda análise, sendo excluídos 7 por não atenderem os critérios de inclusão. Na terceira etapa permaneceram 8 estudos, sendo esta a amostra desta pesquisa. Por meio da RNL identificou-se três principais pontos trazidos pelos estudos: Apropriação da equipe de enfermagem para desenvolver o BT; Os benefícios do BT para a equipe e para o paciente; Modelos de implementação do BT. Conclusão: A produção científica acerca do BT é escassa no âmbito da enfermagem brasileira, com concentração a nível de dissertação. Neste estudo pode-se identificar grande quantitativo de estudos com divulgação não permitida, sendo este um empecilho em uma temática já tão escassa de produções. O brincar foi percebido de modo positivo, tanto para as crianças hospitalizadas como para os acompanhantes e para os profissionais, mas ainda com potencialidade de maior sedimentação no contexto de hospitalização pediátrica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectCriança hospitalizadapt_BR
dc.titleBrinquedo terapêutico na hospitalização infantil : revisão narrativa da produção científica da pós-graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFerreira, Anali Marteganipt_BR
dc.identifier.nrb001210576pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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