Show simple item record

dc.contributor.advisorFenner, Roniere dos Santospt_BR
dc.contributor.authorCarvalho Junior, Carlos Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:43:56Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278677pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é investigar a concepção dos especialistas da educação referente o seu pensar/olhar de como seria a atuação de um psicólogo nas escolas técnicas de Porto Alegre. No ambiente educacional, no pensar Políticas Públicas, busca se compreender e investigar a práticas dos psicólogos e as contribuições no processo de inclusão dos alunos surdos nas escolas técnicas. Desse modo, em um primeiro momento, tenciona conhecer o perfil dos professores especialistas da educação, sua história de vida e sua motivação na inclusão de alunos com surdez, a partir do olhar empírico do pesquisador, ou seja, aquilo que as pessoas aprendem vivenciando. Para tanto, será aplicado questionário sobre o perfil, entrevista semi estrurada e observação. Trata se de uma pesquisa de caráter qualitativo de cunho exploratório baseado em um estudo com a prática dos profissionais perpassando pela questão central: quais as contribuições do profissional que se depara com as demandas e as barreiras dos alunos surdos no Ensino Técnico? Os dados coletados serão analisados com base no método de Análise de Conteúdo de Bardin (2002), como modo de organizar e classificar os dados obtidos durante os encontros. Para dar continuidade e sustentação teórica da pesquisa, será utilizado como referencial os estudos sobre a contribuição do Psicólogo na inclusão do aluno surdo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at investigating the perception of education specialists concerning their approach to how it would be the acting of a psychologist in the technical schools in Porto Alegre. In the educational environment, considering Public Policies, the aim is to comprehend and investigate the practices performed by psychologists and their contributions in the process of inclusion of deaf students in technical schools. Thus, at first, this study means to trace a profile of education professionals, their life stories and their motivation in the work of including deaf students, based on an empirical researcher approach, that is, what people learn through life experience. The method-ology will be based on the application of a semi structured questionnaire about the professionals profiles, through interviews and observation. This work is meant as a qualitative research, of a exploratory nature, based on a study that relies on the prac-tice performed by professionals who experience matters such as which contributions of the professional are faced with demands and restraints imposed by deaf students in the Technical Schools. The collected data will be analyzed based on Bardin’s Con-tent Analysis (2002) technique, as a way to organize and classify the data collection obtained during the meetings. To grant this research continuity and theoretical sup-port, it will also be used as support material studies on the contribution of the psy-chologist in the inclusion of deaf students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectEscola técnicapt_BR
dc.subjectTechnical Schoolsen
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectPsicólogo educacionalpt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEducação de pessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.titleReflexões de especialistas da educação acerca da atuação do psicólogo nas escolas técnicas de Porto Alegre RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001210143pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record