Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReidel, Tatianapt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Andreia Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-07T06:19:15Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278576pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata sobre o tema: Trabalho de assistentes sociais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e tem como objetivo geral Analisar a configuração do trabalho de assistentes sociais na assistência estudantil dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul (RS), considerando suas atribuições e competências profissionais, com vistas a contribuir com subsídios para qualificar o trabalho profissional da categoria neste espaço sócio ocupacional. Fundamenta-se no método materialista histórico-dialético e se constitui como um estudo descritivo de caráter sistemático, crítico, com enfoque misto, por meio de pesquisa bibliográfica e questionário eletrônico online, contendo perguntas fechadas e abertas, cujos dados de ambos foram tratados por meio de análise de conteúdo. A amostra bibliográfica final se refere a nove produções, sendo um artigo do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) de 2019, duas teses e seis dissertações provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que teve a busca compreendida entre 2016 e 2020. Na pesquisa empírica, após a anuência dos três Institutos Federais situados no RS, foi encaminhado por e-mail, o questionário eletrônico para o universo de 43 Assistentes Sociais lotados/as nos setores de assistência estudantil, obtendo-se 27 (62%) respostas. Com base nesse estudo, foi possível identificar que o perfil das Assistentes Sociais que trabalham dos IFs do RS é predominantemente de mulheres, com aproximadamente 10 anos de trabalho na instituição e que a grande maioria fundamenta-se no método marxista para a leitura da realidade. Na pesquisa bibliográfica, dentre os achados de grande relevância, destacam-se a precarização e intensificação do trabalho de Assistentes sociais nos IFs, o que foi ratificado pela pesquisa empírica. Este achado se expressa em diversos aspectos do trabalho profissional da categoria, desde o descumprimento da Lei de regulamentação da profissão no que tange a carga horária semanal de trabalho, como o número de profissionais versus o número de estudantes a serem atendidos/acompanhados, além das inúmeras atividades a serem contempladas pela categoria. A intensificação também se expressa na necessidade de flexibilização da jornada de trabalho entre os três turnos em que a instituição funciona, além de outros diversos aspectos abordados ao longo dessa dissertação. Com isso, destaca-se a necessidade da realização de planos de trabalho coletivos, na intenção de promover a nitidez do trabalho profissional para a própria categoria, para a gestão e demais servidores do espaço ocupacional, no intuito de reduzir a precarização e a intensificação do trabalho. No que concerne a discussão sobre atribuições e competências profissionais, aponta-se, como uma forma de contribuir com subsídios para a qualificação do trabalho profissional, para a ressignificação dos estudos socioeconômicos, assim como sua reorganização no que se refere à forma de utilização desta ferramenta, apontada como principal demanda de Assistentes Sociais nos IFs, que se configuram como atribuição privativa e tem potencial para colaborar para o aprimoramento das respostas profissionais.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation discusses with the theme: The labor of social workers in the Federal Institutes of Education, Science and Technology, and its general objective is to analyze the configuration of the labor of social workers in student assistance of the Federal Institutes of Education, Science and Technology in Rio Grande do Sul (RS), considering their attributions and professional competences, aiming at contributing to qualify the professional work of the category in this socio-occupational space. It is based on the historical-dialectical materialist method and is a descriptive study of a systematic, critical nature, with a mixed focus, through bibliographic research and an online electronic questionnaire containing closed and open questions, whose data were treated through content analysis. The final bibliographic sample refers to nine productions, one article from the Brazilian Congress of Social Workers (CBAS) in 2019, two theses and six dissertations from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), searched between 2016 and 2020. In the empirical research, after the consent of the three Federal Institutes located in RS, the electronic questionnaire was sent by e-mail to 43 Social Workers working in the student assistance sectors, obtaining 27 (62%) responses. Based on this study, it was possible to identify that the profile of the Social Workers who work in the IFs of RS is predominantly women, with approximately 10 years of work in the institution and the vast majority is based on the Marxist method for reading reality. In the bibliographic research, among findings of great relevance, are the precariousness and intensification of the labor of social workers in the FIs, which was ratified by the empirical research. This finding is expressed in several aspects of the professional work of the category, from the non-compliance with the Law regulating the profession with regard to the weekly workload to the number of professionals versus the number of students to be attended/monitored in addition to the numerous activities to be contemplated by the category. The intensification is also expressed in the need to make the working day more flexible between the three shifts in which the institution operates, in addition to several other aspects addressed throughout this dissertation. Thus, the need to carry out collective work plans is highlighted, with the intention of promoting the clarity of professional work for the category itself, for the management and other employees of the occupational space, in order to reduce precariousness and intensification of work. With regard to the discussion about professional attributions and competences, it is pointed out, as a way to contribute with subsidies for the qualification of professional work, to the resignification of socioeconomic studies, as well as their reorganization with regard to the way of using this tool, pointed out as the main demand of Social Workers in the FIs, which are configured as a private attribution as it has the potential to contribute to the improvement of professional responses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectInstituições acadêmicaspt_BR
dc.subjectSocial worken
dc.subjectEducationen
dc.subjectAtuação do assistente socialpt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectStudent assistanceen
dc.subjectFederal Instituteen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titlePara além da ponta do iceberg: um mergulho necessário na investigação sobre o trabalho de assistentes sociais nos institutos federais frente às transformações do mundo do trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206748pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples