Para a crise do jornalismo, “jornalismo de soluções” ? apontamentos a partir da experiência do Grupo RBS
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
For the journalism crisis, “solutions journalism” ? notes from the experience of Grupo RBS
Resumo
O artigo reflete sobre a crise do jornalismo, marcada pela perda de credibilidade, a partir do chamado jornalismo de soluções. São evocados dois procedimentos: entrevista com Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS (RS); e análise, com base no protocolo da Solutions Journalism Network, de duas reportagens publicadas no portal GZH. É uma tentativa de aferir a pertinência dessas iniciativas como manifestações concretas do conceito de mediação qualificada. A suspeita ...
O artigo reflete sobre a crise do jornalismo, marcada pela perda de credibilidade, a partir do chamado jornalismo de soluções. São evocados dois procedimentos: entrevista com Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS (RS); e análise, com base no protocolo da Solutions Journalism Network, de duas reportagens publicadas no portal GZH. É uma tentativa de aferir a pertinência dessas iniciativas como manifestações concretas do conceito de mediação qualificada. A suspeita é de que, como postura frente à representação dos acontecimentos, o jornalismo de soluções pode se constituir como alternativa de enfrentamento à crise – embora ainda sejam iniciativas incipientes, do que decorre a necessidade de avanço do nível conceitual ou de marketing (no relacionamento com seus públicos) às práticas jornalísticas. É preciso ressalvar, finalmente, a natureza ensaística do artigo, o que torna suas inferências ainda insuficientes para uma conclusão mais definitiva. ...
Abstract
The article reflects on the journalism crisis, marked by the loss of credibility, from what is called solutions journalism. It evokes two procedures: an interview with Marta Gleich, executive director of Journalism and Sport at Grupo RBS (Brazil, RS); and analysis, based on the Solutions Journalism Network protocol, of two articles published on the GZH website. It is an attempt to assess the relevance of these initiatives as concrete manifestations of the concept of qualified mediation. The sus ...
The article reflects on the journalism crisis, marked by the loss of credibility, from what is called solutions journalism. It evokes two procedures: an interview with Marta Gleich, executive director of Journalism and Sport at Grupo RBS (Brazil, RS); and analysis, based on the Solutions Journalism Network protocol, of two articles published on the GZH website. It is an attempt to assess the relevance of these initiatives as concrete manifestations of the concept of qualified mediation. The suspicion is that, as a posture towards the representation of events, journalism of solutions can be constituted as an alternative to face the crisis – although they are still incipient initiatives, which leads to the need to advance from the conceptual level or marketing (in the relationship with its audiences) to journalistic practices. Finally, it is necessary to emphasize the essayistic nature of the article, which makes its inferences still insufficient for a more definitive conclusion. ...
Contido em
Revista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 25, n. 1 (jan/abr. 2023), p. 109-120
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License