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dc.contributor.authorOliveira, Felipe Moura dept_BR
dc.contributor.authorPastl, Carla Monego Linspt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Isadora Smaniottopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T06:37:23Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1518-6113pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278451pt_BR
dc.description.abstractO artigo reflete sobre a crise do jornalismo, marcada pela perda de credibilidade, a partir do chamado jornalismo de soluções. São evocados dois procedimentos: entrevista com Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS (RS); e análise, com base no protocolo da Solutions Journalism Network, de duas reportagens publicadas no portal GZH. É uma tentativa de aferir a pertinência dessas iniciativas como manifestações concretas do conceito de mediação qualificada. A suspeita é de que, como postura frente à representação dos acontecimentos, o jornalismo de soluções pode se constituir como alternativa de enfrentamento à crise – embora ainda sejam iniciativas incipientes, do que decorre a necessidade de avanço do nível conceitual ou de marketing (no relacionamento com seus públicos) às práticas jornalísticas. É preciso ressalvar, finalmente, a natureza ensaística do artigo, o que torna suas inferências ainda insuficientes para uma conclusão mais definitiva.pt_BR
dc.description.abstractThe article reflects on the journalism crisis, marked by the loss of credibility, from what is called solutions journalism. It evokes two procedures: an interview with Marta Gleich, executive director of Journalism and Sport at Grupo RBS (Brazil, RS); and analysis, based on the Solutions Journalism Network protocol, of two articles published on the GZH website. It is an attempt to assess the relevance of these initiatives as concrete manifestations of the concept of qualified mediation. The suspicion is that, as a posture towards the representation of events, journalism of solutions can be constituted as an alternative to face the crisis – although they are still incipient initiatives, which leads to the need to advance from the conceptual level or marketing (in the relationship with its audiences) to journalistic practices. Finally, it is necessary to emphasize the essayistic nature of the article, which makes its inferences still insufficient for a more definitive conclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 25, n. 1 (jan/abr. 2023), p. 109-120pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCredibilityen
dc.subjectCredibilidadept_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectQualified mediationen
dc.subjectGrupo RBSen
dc.titlePara a crise do jornalismo, “jornalismo de soluções” ? apontamentos a partir da experiência do Grupo RBSpt_BR
dc.title.alternativeFor the journalism crisis, “solutions journalism” ? notes from the experience of Grupo RBSen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001201529pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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