Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorKlaumann, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.authorTatsch, Ana Luciapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T06:42:50Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1677-2504pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278402pt_BR
dc.description.abstractInovações sociais buscam dar respostas às necessidades e problemas sociais e contam com a participação dos agentes na construção de soluções. As universidades desempenham papéis ativos no contexto dessas inovações. Neste contexto, investiga-se o papel da universidade na promoção de inovações sociais a partir das ações de extensão universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma survey com os coordenadores dessas ações. Verificou-se que as ações mapeadas contribuem com soluções para a comunidade envolvida no projeto e o seu desenvolvimento é marcado pela transdisciplinaridade e pelo apoio ao empoderamento e autonomia dos atores sociais, sobretudo via construção de capacidades; o que confirma a ideia de que a extensão é capaz de apoiar a geração de inovações sociais. No entanto, os resultados da pesquisa também revelam que a universidade oferta soluções de maneira mais intensa do que as constrói com a coletividade envolvida; revelando um viés ofertista.pt_BR
dc.description.abstractSocial innovations aim to respond to social needs and problems and rely on the participation of agents in building solutions. Universities play active roles in the context of these innovations. In this context, the role of the university in promoting social innovations is investigated based on the university engagement at the Federal University of Rio Grande do Sul. A survey was carried out with the coordinators of these actions. It was found that the mapped actions contribute to solutions for the community involved in the project and its development is marked by transdisciplinarity and support for the empowerment and autonomy of social actors, especially via capacity building; which confirms the idea that university engagement is capable of supporting the generation of social innovations. However, the research results also reveal that the university offers solutions more intensely than it builds them with the community involved; revealing an offerist bias.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de inovação. Rio de Janeiro. Vol. 22, e023006 (2023), p. 1-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial innovationsen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversity-societyen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectFederal University of Rio Grande do Sulen
dc.titleA extensão universitária como um caminho para a inovação social : análises a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeUniversity Engagement as a path to Social Innovation : analysis from the Federal University of Rio Grande do Sulen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001197546pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem