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dc.contributor.authorHack, Lilianpt_BR
dc.contributor.authorSousa, Edson Luiz Andre dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T06:42:48Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278399pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na con-temporaneidade. Investigando as relações entre saber (enun-ciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as for-ças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do concei-to de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a ima-gem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à ima-gem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to approach the relationship between image and word, taking as its starting point the moment of visual and textual incontinence we experience nowadays. Investi-gating the relationship between knowledge - statements and visibilities – and power – force regimes – we will see in Michel Foucault that visibilities and statements are not reducible to each other when launched on a game with the forces, or with outside forces such as we will see with Maurice Blanchot, who also claims that to speak is not to see. This exploration will allow us to think about the complex relationships that can be established between image and word in the language. In a second step, based on the concept of critical image in Didi--Hubermanwe will come to an investigation of the art criti-cism field. This is configured as a privileged field of conceptual discussion of the image in its relation to the word, since it empower the means to think the writing processes related to the image in a perspective that makes cut, which erasure and hollow our relationship with language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Vol. 18, n. 2 (2015), p. 227-244pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectWorden
dc.subjectEnunciadopt_BR
dc.subjectVisibilitiesen
dc.subjectStatementsen
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectImage critiqueen
dc.titleEscrever imagens, escavar palavras : buracos na linguagempt_BR
dc.title.alternativeWriting images, digging words : holes in languageen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000985466pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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