Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCordova, Paulo Robertopt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Cristiano Mesquitapt_BR
dc.contributor.authorVicari, Rosa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T06:41:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2177-8310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278383pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm opor-tunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preen-cher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas.pt_BR
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICT) have enabled improvements and an increase in the offer of Distance Education (DE). Problem-Based Learning (PBL) has been shown to be effective, mainly because it allows students to get closer to real situations experienced by professionals, an important characteristic for Professional and Technological Education (PTE). There is no data in the current literature on how much PBL has been applied to PTE whereby distance education or hybrid education. This research, through a systematic review, aims to fill this gap. It became evident that there are few publications on this topic, leaving the question open as to whether this is due to the low adherence to PBL or if the experiences and investigations in this field have not been widely disseminated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol. 12, n. 2 (2022), e1979pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectProblem-based learningen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectHybrid teachingen
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.titleA educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeProfessional and technological education and problem-based learning (Pbl) in hybrid and distance education : a systematic reviewen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001193910pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem