A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
dc.contributor.author | Cordova, Paulo Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcia, Cristiano Mesquita | pt_BR |
dc.contributor.author | Vicari, Rosa Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T06:41:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-8310 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278383 | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm opor-tunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preen-cher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Information and Communication Technologies (ICT) have enabled improvements and an increase in the offer of Distance Education (DE). Problem-Based Learning (PBL) has been shown to be effective, mainly because it allows students to get closer to real situations experienced by professionals, an important characteristic for Professional and Technological Education (PTE). There is no data in the current literature on how much PBL has been applied to PTE whereby distance education or hybrid education. This research, through a systematic review, aims to fill this gap. It became evident that there are few publications on this topic, leaving the question open as to whether this is due to the low adherence to PBL or if the experiences and investigations in this field have not been widely disseminated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | EAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol. 12, n. 2 (2022), e1979 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Distance learning | en |
dc.subject | Hybrid teaching | en |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.title | A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Professional and technological education and problem-based learning (Pbl) in hybrid and distance education : a systematic review | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001193910 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40917)Exact and Earth Sciences (6197)