Cultura corporal afro-brasileira na escola: resistência e perspectiva de estudantes do ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2012Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a cultura corporal e a cultura afro-brasileira, enquanto conteúdo escolar, e diagnosticar as vivências dos alunos do Ensino Médio na cultura corporal afro-brasileira. Para realizar a pesquisa aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas a 49 estudantes do Ensino Médio, os quais concordaram em participar da pesquisa. Como resultados constatou-se que as áreas que mais trabalham a cultura afro-brasileira na escola são História, Geografia e ...
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a cultura corporal e a cultura afro-brasileira, enquanto conteúdo escolar, e diagnosticar as vivências dos alunos do Ensino Médio na cultura corporal afro-brasileira. Para realizar a pesquisa aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas a 49 estudantes do Ensino Médio, os quais concordaram em participar da pesquisa. Como resultados constatou-se que as áreas que mais trabalham a cultura afro-brasileira na escola são História, Geografia e Sociologia. Observou-se resistência dos estudantes em optarem por atividades da cultura corporal afro-brasileira, como uma modalidade, em Educação Física. A vivência na cultura corporal dos estudantes é basicamente em esporte, dança e ginástica de origem europeia. Os estudantes apontam como perspectiva a oferta do ensino de capoeira e dança como disciplina eletiva, porém não como conteúdo da Educação Física escolar. ...
Abstract
This paper aims to think over body culture and Afro-brazilian culture as school subject as well diagnose the experience of high school students on Afro-brazilian body culture. It was applied a questionnaire with opened and closed questions to 49 high schoolers that agreed to take part on the research. As results were identified the fields which work on Afro-brazilian body culture the most: history, geography and socilogy. It was observed some resistance from the students to choose activities wh ...
This paper aims to think over body culture and Afro-brazilian culture as school subject as well diagnose the experience of high school students on Afro-brazilian body culture. It was applied a questionnaire with opened and closed questions to 49 high schoolers that agreed to take part on the research. As results were identified the fields which work on Afro-brazilian body culture the most: history, geography and socilogy. It was observed some resistance from the students to choose activities which evolved Afro-brazilian body culture as Physical Education activity. The students’ experience on body culture is basically on sports such as dance and gymnastics from European origin. The students suggest as a proposal to provide capoeira and dance as an optative activity but not as a regular subject on Physical Education. ...
Contido em
Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (jan./jun. 2012) p. 81-105
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License