Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Ana Celina Figueira dapt_BR
dc.contributor.authorVignol, Ana Letícia de Alencastropt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:30:38Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277601pt_BR
dc.description.abstractO Museu de Comunicação Hipólito José da Costa é um órgão público estadual, localizado no centro histórico de Porto Alegre. Criado em 1974, tem a função de conservar, pesquisar e divulgar o acervo e a história da comunicação gaúcha. Classificado como um Museu de Comunicação, congrega características de um Museu de Imprensa e um Museu da Imagem e do Som, fato que suscitou a problemática da pesquisa sobre sua missão institucional. A hipótese apresentada é que o Museu foi criado como uma forma de legitimar uma categoria profissional que atuava na área cultural de Porto Alegre durante a década de 1970.O objetivo geral da pesquisa concentrou-se na compreensão do conceito da instituição através do estudo do processo de disputas e alianças estabelecido pelos diversos agentes que participaram de sua concepção, criação e funcionamento na primeira gestão, entre os anos 1973 e 1975. O desenvolvimento da pesquisa foi orientado pelo conceito de campo, de Pierre Bourdieu, identificando três grupos que participaram desse processo – o da comunicação, envolvendo, principalmente a imprensa, o do patrimônio e o governamental, procurando caracterizar os propósitos, objetivos e estratégias que demarcaram estas lutas por um espaço de poder relativo ao jornalismo cultural e à patrimonialização, catalisados pelas ações da Associação Riograndense de Imprensa e do jornal Correio do Povo e viabilizados pelas medidas de institucionalização empregadas pelo governo estadual e onde alguns destes agentes também atuavam. Insere-se na área da História dos Museus, utilizando os argumentos de Michel de Certeau (2022) sobre a operação historiográfica, em que se propõe uma escrita que representa uma movimentação social, onde se estabelece uma relação entre tempo e espaço, a partir de uma ação prática. O Museu foi escolhido como objeto de estudo por se configurar como uma soma de diversos processos de construção e desconstrução de práticas sociais, que foram identificadas através do recurso da análise documental, viabilizada pelo uso do paradigma indiciário, de Carlo Ginzburg (1989) como base para analisá-los. O trabalho conclui que a imprensa foi a área da comunicação que teve relevância no momento de proposição da criação do MuseCom e nos anos iniciais de seu funcionamento. Tal relevância identificada na atuação do primeiro diretor como jornalista, no expressivo volume do acervo de periódicos, bem como no prédio-sede do Museu (do extinto jornal A Federação) e na escolha de seu patrono (o jornalista Hipólito José da Costa), além de ter sido inaugurado no dia da imprensa (que à época era 10 de setembro). Tais elementos poderiam levar à categorização da instituição como um Museu da Imprensa. Entretanto, considerou-se que as transformações que a área do Jornalismo, tanto na formação como no mercado de trabalho, contribuiu no processo de constituição de sua concepção, abarcando propósitos e elementos que congregavam objetivos vinculados tanto a um Museu da Imprensa quanto a um Museu da Imagem e do Som.pt_BR
dc.description.abstractThe Hipólito José da Costa Communication Museum is a state public body, located in the historic center of Porto Alegre. Created in 1974, its function is to conserve, research and disseminate the collection and history of communication in Rio Grande do Sul. Classified as a Communication Museum, it brings together characteristics of a Press Museum and a Museum of Image and Sound, a fact that raised the issue of research into its institutional mission. The hypothesis presented is that the Museum was created as a way of legitimizing a professional category that worked in the cultural area of Porto Alegre during the 1970s. The general objective of the research focused on understanding the concept of the institution through the study of the process of disputes and alliances established by the various agents who participated in its conception, creation and operation in the first administration, between the years 1973 and 1975. The development of the research was guided by Pierre Bourdieu's concept of field , identifying three groups that participated in this process – communication, mainly involving the press, heritage and government, seeking to characterize the purposes, objectives and strategies that demarcated these struggles for a space of power related to cultural journalism and patrimonialization, catalyzed by the actions of the Associação Riograndense de Imprensa and the newspaper Correio do Povo and made possible by the institutionalization measures employed by the state government and where some of these agents also worked. It is part of the area of History of Museums, using Michel de Certeau's (2022) arguments about the historiographical operation, in which he proposes writing that represents a social movement, where a relationship between time and space is established, based on a practical action. The Museum was chosen as an object of study because it is configured as a sum of several processes of construction and deconstruction of social practices, which were identified through the use of documentary analysis, made possible by the use of the evidentiary paradigm, by Carlo Ginzburg (1989) as a basis to analyze them. The work concludes that the press was the area of communication that was relevant when proposing the creation of MuseCom and in the initial years of its operation. This relevance was identified in the first director's work as a journalist, in the significant volume of the periodical collection, as well as in the Museum's headquarters building (of the nowdefunct newspaper A Federación ) and in the choice of its patron (the journalist Hipólito José da Costa), in addition to of having been inaugurated on press day (which at the time was September 10th). Such elements could lead to the institution being categorized as a Press Museum. However, it was considered that the transformations that the area of Journalism, both in training and in the job market, contributed to the process of constituting its conception, encompassing purposes and elements that brought together objectives linked to both a Press Museum and a Museum of Image and Sound.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectHistory of museumsen
dc.subjectImage and sound museumsen
dc.titleE tudo começou com uma reportagem : entre um Museu da Imprensa e um Museu da Imagem e do Som, nasce um Museu de Comunicação (1973-1975)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206302pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record