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dc.contributor.advisorNedel, Luciana Porcherpt_BR
dc.contributor.authorGeraldo Neto, Jersonpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:30:30Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277595pt_BR
dc.description.abstractO uso de cartas topográficas para orientação não é uma tarefa fácil exigindo capacidades específicas associadas à correspondência com o mundo real influenciadas pelas habilidades espaciais. Usualmente, como solução recorre-se à representação 3D, que, no ramo militar resume-se ao caixão de areia. No entanto, devido à sua reprodução manual e à impossibilidade de representar com precisão os elementos do relevo e, principalmente, o campo de visão, para fins de planejamento, essas informações podem trazer resultados equivocados fruto da análise de dados. Desta maneira, o presente trabalho teve por finalidade investigar o potencial da realidade virtual (RV) visando o aprimoramento do planejamento militar frente aos métodos convencionais, buscando reduzir as barreiras impostas pelas habilidades individuais associadas indiretamente ao processo. Para isso, fora desenvolvido um protótipo que inclui um terreno virtual e modelos em miniatura, facilitando as interações baseadas no caixão de areia e aprimorando a visualização de dados. Com isso, procurou-se a partir dos experimentos realizados mensurar se as habilidades espaciais mais altas correlacionam-se com uma interpretação de cartas topográficas facilitada, influenciando diretamente no processo de planejamento, e se, de alguma maneira, a RV fornece condições ideais para a execução de tarefas. Os resultados revelam que a RV afeta a escolha de posições, melhora o desempenho e reduz disparidades nos resultados. Além disso, notavelmente, a RV demonstrou-se eficaz para usuários com habilidades espaciais mais baixas. Por fim, a solução apresentada propõe uma nova maneira de abordar a visualização e interpretação de dados topográficos para o planejamento militar com efeito substancial na redução dos impactos negativos oriundos dos diferentes níveis de habilidades espaciais.pt_BR
dc.description.abstractThe use of topographic maps for orientation is not an easy task, requiring specific abilities associated with real-world correspondence influenced by spatial skills. Usually, as a solution, 3D representation is employed, which in the military field is summarized as the sandbox. However, due to its manual reproduction and the inability to accurately represent terrain features and, primarily, the field of view for planning purposes, this information can lead to erroneous results stemming from data analysis. Thus, the present work aimed to investigate the potential of virtual reality (VR) to enhance military planning compared to conventional methods, aiming to reduce barriers imposed by individual skills indirectly associated with the process. To this end, a prototype was developed including a virtual terrain and miniature models, facilitating interactions based on the sandbox and enhancing data visualization. Through experiments, the goal was to measure whether higher spatial skills correlate with facilitated interpretation of topographic maps, directly influencing the planning process, and if VR provides ideal conditions for task execution. The results reveal that VR affects position selection, improves performance, and reduces disparities in results. Additionally, notably, VR proved effective for users with lower spatial skills. Ultimately, the proposed solution offers a new approach to visualizing and interpreting topographic data for military planning, with a substantial effect on reducing negative impacts stemming from different levels of spatial skills.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMilitary planningen
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectMaps readingen
dc.subjectInteração homem-computadorpt_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectCarta topográficapt_BR
dc.subjectVisualização de dadospt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.titleExplorando a fronteira da tomada de decisões : realidade virtual e habilidades espaciais no planejamento estratégicopt_BR
dc.title.alternativeNavigating decision-making frontiers : virtual reality and spatial skills in strategic planningen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMaciel, Andersonpt_BR
dc.identifier.nrb001209335pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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