Construindo consonâncias : uma prática interdisciplinar entre matemática e música no ensino médio
dc.contributor.advisor | Baraviera, Alexandre Tavares | pt_BR |
dc.contributor.author | Benincá, Matheus Erpen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T06:30:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277588 | pt_BR |
dc.description.abstract | A música e a matemática possuem uma relação milenar na busca por responder à questão fundamental dos intervalos consonantes, isto é, na tentativa de fundamentar cientificamente o fato de determinadas notas musicais soarem agradavelmente em conjunto. Se por um lado a matemática trouxe justificativas a essa questão, desde o experimento do monocórdio, passando por múltiplas interpretações ao longo da história, por outro tais explicações teriam pouco valor se desacompanhadas de percepções sonoras e musicais. Nesse sentido, entendemos que a construção de consonâncias – e das razões numéricas associadas a elas – propicia experiências sensoriais matemáticas. O presente trabalho busca realizar a transposição didática dessa construção para a sala de aula, em diferentes contextos históricos, com o objetivo de auxiliar na compreensão e na significação de conceitos matemáticos a alunos do ensino médio. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre relações entre matemática, música e educação. Após, uma prática interdisciplinar foi planejada e aplicada na Escola Técnica Liberato Salzano, na modalidade de um Curso de Extensão, e os resultados, reflexões e produções dos estudantes foram analisados e discutidos. O primeiro encontro foi contextualizado na Antiguidade Clássica, abordando a escola pitagórica e o experimento do monocórdio. O segundo encontro abordou a concepção moderna do som como fenômeno físico, a partir da mudança de perspectiva iniciada no Renascimento. As práticas contaram com momentos de percepção e reflexão, além de aulas teóricas e atividades práticas com o monocórdio – construído especificamente para esse trabalho – e outros instrumentos musicais. Dentre os conceitos matemáticos abordados, foi dado maior enfoque às operações com frações e à relação inversamente proporcional entre frequência sonora e comprimento de corda. Contudo, outros conteúdos foram explorados no desenvolvimento das atividades, como médias harmônicas e aritméticas, equações, expansões decimais, sequências e progressões. Com base na participação e nas produções dos estudantes, concluímos que a prática proposta pode contribuir com a compreensão e significação de conceitos matemáticos, embora novas experiências didáticas em outros contextos possam ser realizadas, objetivando conclusões mais abrangentes. Por fim, salientamos a importância de destacar as múltiplas interpretações acerca das consonâncias desenvolvidas ao longo da história: nesse sentido, este trabalho apresenta apenas uma pequena visão de um campo de estudo repleto de possibilidades docentes acerca da construção plural e coletiva por trás relações matemáticas presentes nos intervalos consonantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo não disponível. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Construindo consonâncias : uma prática interdisciplinar entre matemática e música no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208556 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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