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dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorBoeira, Nicole Scarellopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:30:22Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277587pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva compreender como uma abordagem pedagógico-matemática sobre o conceito de espaço, em seus múltiplos sentidos, principalmente, o ancorado no estranhamento matemático proposto pela perspectiva pedagógica da Teoria Queer, pode contribuir na formação de professoras/professories/professores de matemática para uma educação matemática voltada ao respeito à diversidade. Para a investigação a pesquisadora, como futura professora, desenvolveu atividades para quatro encontros com as/es/os alunas/alunes/alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da região metropolitana no Rio Grande do Sul. Para aportar teoricamente esta pesquisa e sua análise de dados, que foram produzidos durante a implementação da proposta pedagógica, foi usado um referencial que apresentou conceitos embasados na Teoria Queer e, consequente, Pedagogia Queer. Esses conceitos tratam do estranhamento, em consequência, do estranhamento matemático e destacam o queer-stionar matemático. Assim, por meio deste queer-stionar matemático, as atividades também exploraram o conceito de limite, relacionando sua compreensão a limites do espaço pessoal e a limites de um espaço geométrico. Ainda, por meio de discussões pela(s) matemática(s), as atividades lançaram as/es/os alunas/alunes/alunos a reflexões sobre temas sociopolíticos da atualidade, tais como questões de gêneros e sexualidades, que podem ser sustentadas pelas problematizações em relação aos espaços subjetivos e ao respeito aos espaços das/des/dos outras/outres/outros.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to understand how a pedagogical-mathematical approach to the concept of space, in its multiple senses, mainly anchored in the mathematical estrangement proposed by the pedagogical perspective of Queer Theory, can contribute to the mathematics teacher’s education focused on respect for diversity. In this investigation, the researcher, as a future teacher, developed activities for four meetings with students from a 2nd year of a high school class at a state public school in Rio Grande do Sul. To theoretically support this research and its data analysis, which were produced during the implementation of the pedagogical proposal, a framework was used that presented concepts based on Queer Theory and, consequently, Queer Pedagogy. These concepts deal with estrangement, consequently, mathematical estrangement and highlight mathematical queer-stioning. Thus, through this mathematical queer-stioning, the activities also explored the concept of limit, relating its understanding to the limits of personal space and the limits of a geometric space. Furthermore, through discussions through mathematics, the activities launched the students into reflections on current socio-political themes, such as issues of gender and sexualities, which can be supported by problematizations in relation to subjective spaces and respect for the spaces of others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectQueer pedagogyen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectQueerpt_BR
dc.subjectSpaceen
dc.subjectLimitsen
dc.subjectGender and sexualityen
dc.subjectSocial justiceen
dc.titleQueer-stionar matemático na produção de atividades sobre espaçopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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