Show simple item record

dc.contributor.advisorCardoso, Marcelo Francisco da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Erick Freitas dospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:29:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277553pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é do tipo transversal de corte qualitativo. Durante a pesquisa procurou-se analisar e interpretar o depoimento dos professores pesquisados sobre suas práticas docentes no ensino do futsal. Foram selecionados quatro professores de sexo masculino, que trabalham com futsal em diferentes escolas da rede privada na cidade de Porto Alegre. Os professores foram selecionados de forma intencional, de acordo com o interesse em participar da pesquisa, e com tempo hábil para conceder entrevista. A pesquisa foi feita através de entrevistas online, com perguntas abertas, que teve o objetivo de conhecer cada professor e como eles trabalham o futsal escolar e quais são suas percepções e concepções referentes aos métodos que disseram utilizar. Através dos relatos dos professores, podemos considerar que os métodos mais utilizados pelos professores de futsal, que trabalham na rede privada de escolas de Porto Alegre, estão centrados no jogo. Além disso, percebemos que as justificativas e percepções apresentadas pela maioria dos professores entrevistados apresentam congruência com a literatura.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is a cross-sectional qualitative study. During the research, we tried to analyze and interpret the testimony of the researched teachers about their teaching practices in futsal teaching. Four male teachers were selected, who work with futsal in different private schools in the city of Porto Alegre. Teachers were intentionally selected, according to their interest in participating in the research, and with enough time to grant an interview. The research was carried out through online interviews, with open questions, which had the objective of getting to know each teacher and how they work school futsal and what are their perceptions and conceptions regarding the methods they said they use. Through the teachers' reports, we can consider that the methods most used by futsal teachers, who work in the private network of schools in Porto Alegre, are centered on the game. In addition, we noticed that the justifications and perceptions presented by most of the interviewed teachers were congruent with the literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFutsalen
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectMethoden
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titleEnsino de futsal : uma análise das metodologias utilizadas nas escolas privadas de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record