Jogo dos opostos e quebra-cabeças na aprendizagem de resolução de equações do primeiro grau
View/ Open
Date
2024Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo estudar as potencialidades dos jogos na aprendizagem de resolução de equações do primeiro grau. Para isso, a pesquisa será baseada na pergunta norteadora: quais as potencialidades do uso do Jogo dos Opostos e dos quebra-cabeças matemáticos em uma turma de oitavo ano na aprendizagem de resolução de equação do primeiro grau? Para esse fim, foi desenvolvida uma prática envolvendo três jogos, com objetivos de introduzir, desenvolver e consolidar o aprendizado d ...
O presente trabalho tem como objetivo estudar as potencialidades dos jogos na aprendizagem de resolução de equações do primeiro grau. Para isso, a pesquisa será baseada na pergunta norteadora: quais as potencialidades do uso do Jogo dos Opostos e dos quebra-cabeças matemáticos em uma turma de oitavo ano na aprendizagem de resolução de equação do primeiro grau? Para esse fim, foi desenvolvida uma prática envolvendo três jogos, com objetivos de introduzir, desenvolver e consolidar o aprendizado de resolução de equações do primeiro grau. Tal pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual localizada em Porto Alegre. O primeiro jogo foi intitulado Jogo dos Opostos e tem como objetivo introduzir o conceito de igualdade presente em uma equação. Já os dois últimos jogos são os quebra-cabeças, que têm como objetivo motivar os estudantes a praticarem os conceitos de resolução de equações do primeiro grau desenvolvidos no jogo anterior. Com base nos registros feitos pelos estudantes e a forma que se portaram durante a prática, consideramos que o uso dos jogos proporcionaram um ambiente atrativo e produtivo para a aprendizagem de matemática. E como consequência, houveram evidências que os estudantes conseguiram, construindo ligações entre o jogo e o conteúdo, compreender os conceitos matemáticos para resolução de equações do primeiro grau. ...
Abstract
The present study aims to investigate the potentialities of games in learning the resolution of first-degree equations. To achieve this, the research will be guided by the following question: What are the potentials of using the Game of Opposites and mathematical puzzles in an eighth-grade class in learning to solve first-degree equations? For this purpose, a practice involving three games was developed, with the aim of introducing, developing and consolidating the learning of solving first-deg ...
The present study aims to investigate the potentialities of games in learning the resolution of first-degree equations. To achieve this, the research will be guided by the following question: What are the potentials of using the Game of Opposites and mathematical puzzles in an eighth-grade class in learning to solve first-degree equations? For this purpose, a practice involving three games was developed, with the aim of introducing, developing and consolidating the learning of solving first-degree equations. This qualitative research was conducted with an 8th grade class in Elementary School at a state school located in Porto Alegre - RS. The first game was called Jogo dos Opostos (Game of Opposites) and aims to introduce the concept of equality in an equation. The last two games are puzzles, which aim to motivate students to practice the concepts of solving first-degree equations developed in the previous game. Based on the records made by students and the way they behaved during the practice, we believe that the use of the games provided an attractive and productive environment for learning mathematics. As a result, there was evidence that the students were able, by building links between the game and the content, to understand the mathematical concepts for solving first-degree equations. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License