Ensino de matemáticas com pessoas em situação de rua
Fecha
2023Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho parte da constatação de que a quantidade de pessoas em situação de rua vem aumentando no país, índice que está potencialmente relacionado ao nível de acesso à educação. No entanto, todos têm direito à educação, e esse é um dos princípios da Constituição Brasileira. Diante desse contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática buscou investigar, em uma perspectiva qualitativa, como está sendo abordado o ensino de matemática com os estudantes e ...
O presente trabalho parte da constatação de que a quantidade de pessoas em situação de rua vem aumentando no país, índice que está potencialmente relacionado ao nível de acesso à educação. No entanto, todos têm direito à educação, e esse é um dos princípios da Constituição Brasileira. Diante desse contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática buscou investigar, em uma perspectiva qualitativa, como está sendo abordado o ensino de matemática com os estudantes em situação de rua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). O objetivo geral da pesquisa foi buscar compreender o funcionamento da EPA e como é organizado o ensino de matemática para pessoas em situação de rua. Para isso foram feitas várias visitas à escola com o intuito de localizar documentos e realizar entrevistas. Foram entrevistados 3 estudantes em situação de rua, 1 educador e 4 educadoras, sendo 2 delas da área da matemática, ao longo do segundo semestre de 2023. Os resultados da pesquisa sinalizam para um comprometimento da escola com a proposta pedagógica que, dentre outras coisas, visa o acolhimento das pessoas em situação de rua e funciona na modalidade EJA. Os estudantes criaram vínculos de afetividade com os professores, professoras e equipe pedagógica. O cruzamento das falas dos participantes da pesquisa com os documentos oficiais e os materiais disponibilizados, sinaliza para a necessidade de uma maior articulação entre o Projeto Político Pedagógico da escola e as práticas nas aulas de matemática. Evidencia-se um comprometimento por parte das professoras de matemática, mas também a necessidade de investimento em formação para os professores que atuam nessa modalidade e com esse público. ...
Abstract
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Matemática (405)
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