Formação inicial de professores de Educação Física : limites e possibilidades dos saberes disciplinares na superação do currículo tradicional
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS), com foco nos dois últimos Projetos Pedagógicos de Curso e destaque para a representatividade das disciplinas teórico- metodológicas, que na percepção da pesquisadora, apontam na direção da construção de uma prática pedagógica que supere o modelo tradicional de currículo. Assim, definiu-se c ...
Este estudo teve por objetivo analisar o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS), com foco nos dois últimos Projetos Pedagógicos de Curso e destaque para a representatividade das disciplinas teórico- metodológicas, que na percepção da pesquisadora, apontam na direção da construção de uma prática pedagógica que supere o modelo tradicional de currículo. Assim, definiu-se como objetivos específicos: a) Levantar, organizar e selecionar, a partir do Projeto Pedagógico de Curso (2017.1 e 2022.1) as disciplinas de cunho teórico-metodológico, com destaque às referências que possibilitaram reflexões para a superação de práticas pedagógicas tradicionais; b) Identificar e compreender, a partir das referências bibliográficas propostas nas disciplinas selecionadas, os elementos que possibilitaram refletir e intervir por meio de práticas não tradicionais. Como metodologia, trata-se de uma Pesquisa documental, cuja fonte primária constitui-se dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Educação Física (2017.1 e 2022.1). A partir destas fontes foi feito o levantamento e organização das referências sugeridas nas súmulas das disciplinas de ambos os currículos. A partir do levantamento realizado, concluo por fim que foram identificadas disciplinas que possibilitam pensar a formação e a atuação do professor de Educação Física a partir de propostas educacionais não-tradicionais. ...
Abstract
The aim of this study was to analyze the curriculum of the Physical Education Bachelor's program at the School of Physical Education, Physiotherapy, and Dance at the Federal University of Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS), focusing on the last two Course Pedagogical Projects, with a particular emphasis on the representation of theoretical-methodological courses. In the researcher's perspective, these courses indicate a direction towards the development of a pedagogical practice that surpasses th ...
The aim of this study was to analyze the curriculum of the Physical Education Bachelor's program at the School of Physical Education, Physiotherapy, and Dance at the Federal University of Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS), focusing on the last two Course Pedagogical Projects, with a particular emphasis on the representation of theoretical-methodological courses. In the researcher's perspective, these courses indicate a direction towards the development of a pedagogical practice that surpasses the traditional curriculum model. Therefore, specific objectives were defined: a) To gather, organize, and select, based on the Course Pedagogical Projects (2017.1 and 2022.1), the theoretical-methodological courses, highlighting the references that facilitated reflections aimed at overcoming traditional pedagogical practices; b) To identify and comprehend, based on the bibliographic references proposed in the selected courses, the elements that enabled reflection and intervention through non-traditional practices. Regarding the methodology, this is documentary research, with the primary source being the Pedagogical Projects of the Physical Education Bachelor's program (2017.1 and 2022.1). From these sources, a survey and organization of the references suggested in the course summaries of both curricula were conducted. Based on the conducted survey, I conclude that there were identified courses that enable the consideration of the training and role of Physical Education teachers within non- traditional educational proposals. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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