Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMachado, Roseli Belmontept_BR
dc.contributor.authorSilva, Uaiquimy Lara Gonçalves dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-15T06:31:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277391pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo analisar o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS), com foco nos dois últimos Projetos Pedagógicos de Curso e destaque para a representatividade das disciplinas teórico- metodológicas, que na percepção da pesquisadora, apontam na direção da construção de uma prática pedagógica que supere o modelo tradicional de currículo. Assim, definiu-se como objetivos específicos: a) Levantar, organizar e selecionar, a partir do Projeto Pedagógico de Curso (2017.1 e 2022.1) as disciplinas de cunho teórico-metodológico, com destaque às referências que possibilitaram reflexões para a superação de práticas pedagógicas tradicionais; b) Identificar e compreender, a partir das referências bibliográficas propostas nas disciplinas selecionadas, os elementos que possibilitaram refletir e intervir por meio de práticas não tradicionais. Como metodologia, trata-se de uma Pesquisa documental, cuja fonte primária constitui-se dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Educação Física (2017.1 e 2022.1). A partir destas fontes foi feito o levantamento e organização das referências sugeridas nas súmulas das disciplinas de ambos os currículos. A partir do levantamento realizado, concluo por fim que foram identificadas disciplinas que possibilitam pensar a formação e a atuação do professor de Educação Física a partir de propostas educacionais não-tradicionais.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the curriculum of the Physical Education Bachelor's program at the School of Physical Education, Physiotherapy, and Dance at the Federal University of Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS), focusing on the last two Course Pedagogical Projects, with a particular emphasis on the representation of theoretical-methodological courses. In the researcher's perspective, these courses indicate a direction towards the development of a pedagogical practice that surpasses the traditional curriculum model. Therefore, specific objectives were defined: a) To gather, organize, and select, based on the Course Pedagogical Projects (2017.1 and 2022.1), the theoretical-methodological courses, highlighting the references that facilitated reflections aimed at overcoming traditional pedagogical practices; b) To identify and comprehend, based on the bibliographic references proposed in the selected courses, the elements that enabled reflection and intervention through non-traditional practices. Regarding the methodology, this is documentary research, with the primary source being the Pedagogical Projects of the Physical Education Bachelor's program (2017.1 and 2022.1). From these sources, a survey and organization of the references suggested in the course summaries of both curricula were conducted. Based on the conducted survey, I conclude that there were identified courses that enable the consideration of the training and role of Physical Education teachers within non- traditional educational proposals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTraditional curriculumen
dc.titleFormação inicial de professores de Educação Física : limites e possibilidades dos saberes disciplinares na superação do currículo tradicionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209209pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem