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dc.contributor.advisorCruz, Carina Rebellopt_BR
dc.contributor.authorBritto, Flávia Miranda dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-15T06:30:50Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277363pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo investigar o vocabulário expressivo de crianças surdas sinalizantes com início da aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L1, antes de 4 anos (grupo precoce) e após 4 anos (grupo tardio). Participaram do estudo, onze crianças surdas, com faixa etária entre 6 e 11 anos, que frequentam duas escolas bilíngues para surdos em Porto Alegre/RS. Para avaliar o conhecimento lexical foi solicitado às crianças participantes a denominação, em Libras, de 120 imagens que representam: objetos, alimentos, animais, cores, números, pessoas etc. (CRUZ, 2008). O desempenho das crianças em cada grupo foi analisado quantitativamente e qualitativamente. Os resultados quantitativos revelaram melhor desempenho na quantidade de sinais esperados por crianças do grupo precoce quando comparadas ao tardio, assim como a produção mais rápida dos 120 sinais avaliados. Na análise intragrupos (precoce e tardio) foi observada diferença no desempenho das crianças quanto à quantidade de denominações esperadas e estratégias de produção (denominação não esperada (DNE), comentário (C), Mímica, classificador ou sinal caseiro (Mm, CL ou SC), apontamento (A) e Não denomina (ND)). A diferença no desempenho também ocorreu entre as crianças filhas de pais surdos com mesmo período de exposição e interação em Libras. Além disso, na análise qualitativa, na comparação entre os grupos precoce e tardio houve semelhanças e diferenças quanto ao uso de estratégias para produção de sinais. O uso de estratégias para denominação, quando o sinal esperado não foi produzido, ocorreu em ambos os grupos. No entanto, crianças com início tardio produziram mais sinais nas diferentes categorias previamente estabelecidas como estratégias de produção. Além disso, produziram denominações não esperadas que não são semanticamente relacionadas e nem pertencem ao mesmo campo semântico do sinal esperado. Este estudo reforça a importância da aquisição da Libras por crianças surdas, como L1, o mais cedo possível, assim como alerta quanto aos prejuízos na aquisição do vocabulário em decorrência ao início tardio da linguagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the expressive vocabulary of deaf signing children who acquired Brazilian Sign Language (Libras) as their L1 before 4 years of age (early acquisition group) or after 4 years of age (late acquisition group). Eleven deaf children, aged between 6 and 11 years, attending two bilingual schools for the deaf in the city of Porto Alegre, Brazil, participated in the study. To assess lexical knowledge, the children were asked to name (to sign), in Libras, 120 images representing objects, food, animals, colors, numbers, and people, among other semantic categories (CRUZ, 2008). The performance of children in each group was analyzed quantitatively and qualitatively. Quantitative results showed better performance in the quantity of expected signs by children in the early acquisition group compared to the late acquisition group, as well as faster production of the 120 evaluated signs. In the intragroup analysis (early and late acquisition), differences were observed in children's performance regarding the quantity of expected naming and production strategies (unexpected naming (UN); comment (C); pantomime, classifier or home sign (Pm, CL or HS); pointing (P); and no naming (NN)). Performance differences were also found among children of deaf parents with the same period of exposure and interaction in Libras. Additionally, in the qualitative analysis, comparing early and late acquisition groups, there were similarities and differences in the use of strategies for sign production. The use of strategies for naming, when the expected sign was not produced, occurred in both groups. However, children in the late acquisition group produced more signs in the different categories previously established as production strategies. Moreover, they produced unexpected naming that were not semantically related and did not belong to the same semantic field as the expected sign. This study emphasizes the importance of Libras acquisition by deaf children as L1 as early as possible, as well as alerts to the disadvantages in vocabulary acquisition due to late language acquisition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectDeaf childrenen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEarly acquisition of Librasen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLate acquisition of Librasen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectExpressive vocabularyen
dc.titleAvaliação do conhecimento lexical da Libras de crianças surdas com início da aquisição da Libras (L1) antes de 4 anos (precoce) e após 4 anos (tardio)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209067pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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