Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Roseli Belmontept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Bruno Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-15T06:30:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277360pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se preocupa em debater o trabalho pedagógico e os processos de ensino e de aprendizagem que ocorrem no espaço de uma sala de recreação da ala pediátrica de um hospital de Porto Alegre/RS, compreendendo as estratégias pedagógicas utilizadas. O estudo tem como objetivo compreender o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, considerando as situações vividas antes, durante e depois das restrições da pandemia de Covid-19, dentro da ala da pediatria do hospital. O presente trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo com entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada com uma professora de Educação Física que atuou em um hospital da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mais especificamente na ala pediátrica, dentro da sala da recreação na internação pediátrica, durante os anos de 2014 a 2022, vivenciando assim os períodos citados no objetivo. Foi necessário obter o termo de consentimento livre e esclarecido da entrevistada para a aplicação da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 11 questões que foram respondidas de forma oral. A entrevista teve o áudio gravado e posteriormente foi realizada a transcrição das respostas para análise. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados deste estudo mostraram quão difícil foi o trabalho do professor de Educação Física dentro do hospital durante a pandemia. Destaca-se que as intervenções pedagógicas foram outras, exigindo uma adaptabilidade do professor de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to discuss the pedagogical work and the teaching and learning processes that occur in the playroom of the pediatric ward of a hospital in Porto Alegre, Brazil, including the pedagogical strategies employed. The study's objective is to understand the pedagogical work of the Physical Education teacher, considering the situations experienced before, during, and after the COVID-19 pandemic restrictions within the pediatric ward of the hospital. This research is a qualitative case study with a semi-structured interview approach. Data collection was carried out with a Physical Education teacher who worked at a hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, specifically within the pediatric ward, in the playroom for pediatric inpatients, from 2014 to 2022, experiencing the periods mentioned above. It was necessary to obtain the consent from the interviewee for the research application. The data collection instrument consists in a questionnaire with 11 questions that were answered orally. The interview was recorded, and the responses were subsequently transcribed for analysis. Data were analyzed using Bardin's content analysis. The results of this study revealed how challenging the work of the Physical Education teacher was within the hospital during the pandemic. It is worth noting that pedagogical interventions had to be adapted, requiring flexibility from the Physical Education teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente hospitalarpt_BR
dc.subjectHospitalen
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical worken
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.titleO trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209254pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples