Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArenhaldt, Rafaelpt_BR
dc.contributor.authorCassol, Luciane Mariapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-10T06:33:56Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277216pt_BR
dc.description.abstractEste estudo reflete o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação (TAE) na Universidade Pública. Seu objetivo é compreender e visibilizar a prática da enfermeira técnico-administrativa em educação sob a perspectiva da educação em saúde e do processo de trabalho no ensino na saúde na Universidade Pública. Tratou-se de uma pesquisa com caráter qualitativo, cujo campo de investigação foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizaram-se estratégias de provocação da percepção do cotidiano de trabalho da enfermeira TAE por meio da produção de narrativas, consideradas como dispositivo potente para o desenvolvimento humano pessoal e profissional. A produção de dados foi constituída a partir de entrevistas individuais semiestruturadas com enfermeiras TAEs. Buscou-se conhecer como as enfermeiras constroem sentido às práticas, a partir de experiências imaginadas, vividas e visibilizadas. Nessa intervenção, sob o olhar sensível a respeito da prática, analisou-se como se dá o processo de trabalho de tais profissionais e sua visibilização na Universidade Pública. Enfatizaram-se escutas, vivências e trocas, encontros, incluindo as sensibilidades singulares, no aprender uns com os outros, conhecendo a si e outros, aprofundando-se reflexões de questões relacionadas às demandas do mundo e universo do trabalho, rastreando soluções a questionamentos cotidianos dentro da Educação em Saúde. Sendo assim, a análise dedicou-se a compreender esse caminho, por meio da hermenêutica, com base nas narrativas vividas e experienciadas no desenvolver do exercício profissional da enfermeira TAE nos diversos setores da Universidade. Com isso, a pesquisa possibilitou percepções outras ao visibilizar o processo de trabalho dessas enfermeiras. A amostra foi intencional com todas as enfermeiras em exercício no cargo. A análise e interpretação dos dados se deu pelo método de análise de conteúdo, tendo por finalidade a descrição sistemática e qualitativa do manifesto de conteúdo da comunicação, emitida pelos entrevistados, viabilizando o conhecimento que está por trás das palavras pesquisadas. O projeto de pesquisa foi submetido à Comissão de Pesquisa (Compesq) da Faculdade de Medicina e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS pela Plataforma Brasil. Ao enfatizarem-se escutas, vivências, encontros, trocas e sensibilidades singulares, pode-se aprender uns com os outros no conhecer a si. Aprofundaram-se reflexões relacionadas às demandas do mundo e universo do trabalho, rastreando-se soluções a questionamentos cotidianos na Educação em Saúde. Possibilitaram-se percepções ao visibilizar-se o processo de trabalho dessas enfermeiras na instituição de ensino público: a UFRGS. Por meio de podcast, tornou-se visível o processo de trabalho de educação em saúde da enfermeira TAE no ensino na saúde e no SUS. A pesquisa possibilitou ao grupo das enfermeiras TAEs da UFRGS construir sentido à sua práxis, no entendimento do processo de trabalho singular de si e dos outros, ressignificar suas práticas e refletir sobre as experiências. Os mo(vi)mentos da pesquisa também contribuíram para compreender e visibilizar elementos para melhor atuar nos processos de trabalho de educação em saúde, por meio do descortinar do olhar deste coletivo.pt_BR
dc.description.abstractThis study reflects the work process of the technical-administrative nurse in education (TAE) at a public university. Its objective is to understand and make visible the practice of the technical-administrative nurse in education from the perspective of health education and the work process in health teaching at a public university. This is a qualitative intervention research, whose field of investigation was the Federal University of Rio Grande do Sul. Strategies were used to provoke the perception of the daily work of the TAE nurse through the production of narratives, considered as a powerful device for personal and professional human development. Data production was based on individual semi-structured interviews with TAE nurses. We sought to understand how nurses construct meaning in practices, based on imagined, lived and visualized experiences. In this intervention, from a sensitive perspective regarding practice, we analyzed how the work process of such professionals takes place and how they are made visible at the Public University. Emphasis was placed on listening, experiences and exchanges, meetings, including unique sensibilities, on learning from each other, getting to know oneself and others, deepening reflections on issues related to the demands of the world and the universe of work, tracking solutions to everyday questions within Education in Health.Therefore, the analysis was dedicated to understanding this path, through hermeneutics, based on the narratives lived and experienced in the development of the professional practice of the TAE nurse in the various sectors of the University. As a result, the research provided other insights by making the work process of these nurses visible. The sample was intentional with all nurses working in the position. Data analysis and interpretation was carried out using the content analysis method, with the purpose of systematically and qualitatively describing the communication content manifesto, issued by the interviewees, enabling the knowledge behind the words researched. The research project was submitted to the Research Committee (Compesq) of the Faculty of Medicine and approved by the Research Ethics Committee of UFRGS through Plataforma Brasil. By emphasizing listening, experiences, meetings, exchanges and unique sensibilities, we can learn from each other in getting to know ourselves. Reflections related to the demands of the world and universe of work were deepened, tracing solutions to everyday questions in Health Education. Insights were made possible by making the work process of these nurses visible in the public educational institution: UFRGS. Through a podcast, the health education work process of the TAE nurse in health education and in the SUS became visible. Considering the research movements, a promotional video was created, posted on YouTube, a podcast. The research enabled the group of TAE nurses at UFRGS to build meaning in their praxis, understanding the unique work process of themselves and others, giving new meaning to their practices. The moments of intervention research also contributed to understanding and making visible elements to better act in health education work processes, through revealing the perspective of this collective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectWork processen
dc.subjectEnfermeiras e enfermeirospt_BR
dc.subjectNurseen
dc.subjectAdministrative technician in educationen
dc.titleDa(r) (in)visibilidade : o processo de trabalho da enfermeira técnico-administrativa em educação na universidade públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208238pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples