Intervenções pedagógicas de professores de Educação Física em alunos com e sem laudo na escola
dc.contributor.advisor | Machado, Roseli Belmonte | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Gabriel de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-10T06:33:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277211 | pt_BR |
dc.description.abstract | As intervenções pedagógicas são essenciais para a formação e desenvolvimento dos alunos, e essa é uma das atividades docentes. Hoje, nas Escolas, temos uma pluralidade de estudantes e, alguns deles, possuem laudo que refere a alguma patologia específica. O laudo torna-se necessário para o melhor desenvolvimento do aluno e é capaz de definir as potencialidades dos alunos. Entendemos, porém, que quando os laudos existem, estes podem constituir as intervenções pedagógicas do(a) professor(a). O objetivo deste estudo foi compreender as intervenções pedagógicas dos professores de Educação Física, quanto aos alunos que possuem laudo e dos que chamaremos como comportamento-problema, que instiga os professores a uma solução. Através de uma pesquisa qualitativa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores da rede estadual de ensino da região central de Porto Alegre/RS. Com a análise realizada, chegamos a três categorias. São elas: Planejamento: as aulas e os laudos; Educação “quem vem de casa”; e Comportamentos que geram problema. Nota-se que os laudos, conforme discutido pelos professores, não influenciam no planejamento das aulas, mas, de fato, nas intervenções pedagógicas, onde possuem a intenção de potencializar o desenvolvimento dos alunos. A percepção do que é o problema, ou a anormalidade, é um fator determinante para que os professores busquem intervenções. As famílias dos alunos são destacadas como uma das principais garantias para o sucesso ou não destes alunos, pois são elas que garantem a assistência e a promoção das intervenções pedagógicas, a bem do desenvolvimento pedagógico dos alunos com e sem laudo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pedagogical interventions are essential for the upbringing and development of students, and that's one of the teaching activities. Today, in Schools, we have a plurality of students and, some of them, have a report that refers to some specific pathology. The report becomes necessary for the best development of the student and is able to define the potentialities of the students. We understand, however, that when the lauds exist, these can constitute the pedagogical interventions of the teachers. The aim of this study was to understand the pedagogical interventions of teachers of Physical Education, as to the students who possess reports and of what we will call a behavior-problem, which urges teachers to a solution. Through qualitative research,a semi-structured interview was conducted with teachers from the state educational set of the central region of Porto Alegre/RS. With the analysis carried out, we have come to three categories. They are: Planning: the lessons and lauds; Education “that comes from home”; and Behaviors that generate problem. It was noticed that the reports, as discussed by the teachers, don’t influence the planning of the classes, but, in fact, in the pedagogical interventions, where they have the intention to potentialize the development of the students. The perception of what is a problem, or the abnormality, is a determining element for teachers to seek interventions. The families of the students are highlighted as one of the main guarantees for the success or not of these students, because they are the ones that guarantee the assistance and promotion of pedagogical interventions, for the benefit of the pedagogical development of students with and without reports. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical interventions | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Behaviors | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Comportamento problema | pt_BR |
dc.title | Intervenções pedagógicas de professores de Educação Física em alunos com e sem laudo na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208683 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Educação Física (1266)