Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.contributor.authorBrum, Jaciane Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-10T06:33:41Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277205pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender como as experiências de monitorias acadêmicas impactaram e contribuíram no processo de formação docente no curso de licenciatura em educação física da escola de educação física, fisioterapia e dança da universidade federal do rio grande do sul. O estudo trata das aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir dos dois semestres presenciados nas monitorias acadêmicas, procurando entender sua importância na formação docente em educação física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na pesquisa narrativa e autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a experiência da prática pedagógica nas monitorias acadêmicas, até o presente momento. Como procedimentos para obtenção da informação foram utilizados diário de campo, observação participante e análise de documentos. As análises e interpretações da pesquisa foram organizadas em duas categorias. A primeira, trata do impacto das monitorias acadêmicas na formação docente em educação física, subdividida em: a) o que me levou a ser monitora acadêmica; b) primeira monitoria – o silêncio e o medo da exposição; e c) segunda monitoria – o despertar de uma futura docente. A segunda categoria procurou refletir sobre a importância das monitorias acadêmicas e do estágio de docência de educação física na educação infantil na construção da docência em educação física. Concluo que o aprendizado para monitoria não se fixou apenas nos muros do ambiente escolar, pois quando atuamos como professores devemos enxergar nossos alunos como um todo, e isso só foi aprendido e percebido durante a Monitoria Acadêmica. Os aprendizados das Monitorias foram de suma importância para realização da construção da minha Identidade docente, o ato de conseguir posicionar como professor perante alunos, de poder dialogar e expor ideias me ajudam no ambiente profissional que atuo hoje. Por fim, destaco a importância de todo o aprendizado realizado durante a monitoria, pois percebo que se hoje consigo me portar como professora, com um olhar mais humanizado para os alunos, sejam na escola ou na academia, isso se deu ao fato de toda a construção durante a minha prática docente durante as Monitorias Acadêmicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleMonitoria acadêmica e formação inicial em Educação Física : aprendizagens e impactos na docência em Educação Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208600pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem