Monitoria acadêmica e formação inicial em Educação Física : aprendizagens e impactos na docência em Educação Física
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo tem como objetivo compreender como as experiências de monitorias acadêmicas impactaram e contribuíram no processo de formação docente no curso de licenciatura em educação física da escola de educação física, fisioterapia e dança da universidade federal do rio grande do sul. O estudo trata das aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir dos dois semestres presenciados nas monitorias acadêmicas, procurando entender sua importância na formação docente em educação fís ...
O presente estudo tem como objetivo compreender como as experiências de monitorias acadêmicas impactaram e contribuíram no processo de formação docente no curso de licenciatura em educação física da escola de educação física, fisioterapia e dança da universidade federal do rio grande do sul. O estudo trata das aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir dos dois semestres presenciados nas monitorias acadêmicas, procurando entender sua importância na formação docente em educação física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na pesquisa narrativa e autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a experiência da prática pedagógica nas monitorias acadêmicas, até o presente momento. Como procedimentos para obtenção da informação foram utilizados diário de campo, observação participante e análise de documentos. As análises e interpretações da pesquisa foram organizadas em duas categorias. A primeira, trata do impacto das monitorias acadêmicas na formação docente em educação física, subdividida em: a) o que me levou a ser monitora acadêmica; b) primeira monitoria – o silêncio e o medo da exposição; e c) segunda monitoria – o despertar de uma futura docente. A segunda categoria procurou refletir sobre a importância das monitorias acadêmicas e do estágio de docência de educação física na educação infantil na construção da docência em educação física. Concluo que o aprendizado para monitoria não se fixou apenas nos muros do ambiente escolar, pois quando atuamos como professores devemos enxergar nossos alunos como um todo, e isso só foi aprendido e percebido durante a Monitoria Acadêmica. Os aprendizados das Monitorias foram de suma importância para realização da construção da minha Identidade docente, o ato de conseguir posicionar como professor perante alunos, de poder dialogar e expor ideias me ajudam no ambiente profissional que atuo hoje. Por fim, destaco a importância de todo o aprendizado realizado durante a monitoria, pois percebo que se hoje consigo me portar como professora, com um olhar mais humanizado para os alunos, sejam na escola ou na academia, isso se deu ao fato de toda a construção durante a minha prática docente durante as Monitorias Acadêmicas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License