A Educação Popular contra políticas impopulares : memórias, militância política e identidades docentes na Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente investigação se insere no âmbito da História da Educação, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos, e foi construída a partir de uma rede de contatos estabelecida junto a docentes da modalidade durante uma experiência de estágio docente obrigatório junto ao NEEJA Paulo Freire, em Porto Alegre (RS). A pesquisa objetiva contribuir para os estudos referentes à História recente da EJA no Rio Grande do Sul. Para isso, foram examinadas as ações políticas de dois professores - Liana Borg ...
A presente investigação se insere no âmbito da História da Educação, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos, e foi construída a partir de uma rede de contatos estabelecida junto a docentes da modalidade durante uma experiência de estágio docente obrigatório junto ao NEEJA Paulo Freire, em Porto Alegre (RS). A pesquisa objetiva contribuir para os estudos referentes à História recente da EJA no Rio Grande do Sul. Para isso, foram examinadas as ações políticas de dois professores - Liana Borges e Sílvio Alexandre - através da análise de seus depoimentos orais, relativos à sua experiência dentro do recorte de tempo proposto: da redemocratização ao início do terceiro mandato do governo Lula. Objetiva-se, também, realizar o levantamento e a análise de fontes bibliográficas que abrangem as políticas educacionais para a EJA no âmbito nacional e estadual. A coleta dos depoimentos foi realizada através de entrevistas individuais semi-estruturadas, com base na metodologia da História Oral. Entre os conceitos utilizados para a análise das fontes orais, se destacam: “marcos de memória” e “identidade”, conforme definidos por Michael Pollak. Unindo a militância à docência, os depoentes trazem diferentes pontos de vista, que nos permitem um melhor vislumbre de sua identidade docente: ela possui uma perspectiva político-partidária, de alguém que geriu políticas públicas na educação, enquanto ele traz o ponto de vista do movimento docente autônomo. Eles estabelecem uma relação de temporalidade entre si, na qual um fica a cargo de abordar a parte inicial do período, elucidando a história das políticas públicas para a EJA no estado, bem como a criação dos NEEJAs, enquanto o outro, abordando a parte final do período, explica os ataques que estas instituições vêm sofrendo. ...
Abstract
This investigation falls within the scope of the History of Education, with a focus on Youth and Adult Education, and was built from a network of contacts established with teachers of the modality during a mandatory teaching internship experience with NEEJA Paulo Freire, in Porto Alegre (RS). The research aims to contribute to studies relating to the recent history of EJA in Rio Grande do Sul. To this end, the political actions of two teachers - Liana Borges and Sílvio Alexandre - were examined ...
This investigation falls within the scope of the History of Education, with a focus on Youth and Adult Education, and was built from a network of contacts established with teachers of the modality during a mandatory teaching internship experience with NEEJA Paulo Freire, in Porto Alegre (RS). The research aims to contribute to studies relating to the recent history of EJA in Rio Grande do Sul. To this end, the political actions of two teachers - Liana Borges and Sílvio Alexandre - were examined through the analysis of their oral statements, relating to their experience within the proposed time frame: from the redemocratization to the beginning of the third term of the Lula government. The aim is also to carry out a survey and analysis of bibliographic sources that cover educational policies for EJA at the national and state levels. The collection of statements was carried out through individual semi-structured interviews, based on the Oral History methodology. Among the concepts used to analyze oral sources, the following stand out: “memory milestones” and “identity”, as defined by Michael Pollak. Combining activism with teaching, the interviewees bring different points of view, which allow us a better glimpse of their teaching identity: she has a partisan political perspective, of someone who managed public policies in education, while he brings the point of view of the autonomous teaching movement. They establish a relationship of temporality between them, in which one is in charge of addressing the initial part of the period, elucidating the history of public policies for EJA in the state, as well as the creation of NEEJAs, while the other, addressing the final part period, explains the attacks that these institutions have been suffering. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License