Infraestrutura das escolas públicas de ensino médio do bairro restinga para a prática de Educação Física : uma visão do professor de Educação Física
Fecha
2023Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho mostra a visão dos professores de Educação Física de escolas públicas do ensino médio do bairro Restinga em Porto Alegre/RS, sobre o espaço disponível para as aulas de Educação Física. Assim, objetivo desta pesquisa é analisar a percepção e a compreensão dos professores de Educação Física de escolas públicas de ensino médio do bairro Restinga em Porto Alegre a respeito da relação dos espaços da escola e a Educação Física. Para isso, a metodologia utilizada foi o Estudo de ca ...
O presente trabalho mostra a visão dos professores de Educação Física de escolas públicas do ensino médio do bairro Restinga em Porto Alegre/RS, sobre o espaço disponível para as aulas de Educação Física. Assim, objetivo desta pesquisa é analisar a percepção e a compreensão dos professores de Educação Física de escolas públicas de ensino médio do bairro Restinga em Porto Alegre a respeito da relação dos espaços da escola e a Educação Física. Para isso, a metodologia utilizada foi o Estudo de caso a partir de uma análise qualitativa de entrevista com os professores das escolas sobre a visão da infraestrutura utilizada na escola e as aulas de Educação Física. As entrevistas foram transcritas, sendo analisadas pela metodologia de análise de conteúdo, chegando a duas categorias específicas: a) Trabalho desenvolvido pelo professor e b) Infraestrutura, materiais e apoio da escola. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a maioria das escolas apresentam espaços com infraestruturas danificadas, sem manutenção e sem conservação. Além de não ter materiais para as aulas práticas como bolas e redes. O poder público investe muito pouco nas infraestruturas das escolas. E, tudo isso, compromete tanto o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, como o ensino aprendizagem dos alunos. Todavia, os professores de Educação Física gostam o que fazem e de sua profissão e ainda não perderam as esperanças e nem a motivação de trabalharem nesses ambientes, mesmo, muitas vezes, se sentido desconfortável e desvalorizado nesse espaço. Assim, as escolas com infraestruturas adequadas e materiais disponíveis favorecem as aulas de Educação Física, ajudando os docentes nas intervenções pedagógicas e na aprendizagem dos alunos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Educación Física (1260)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License