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Leitura, argumentação e mulheridade: uma proposta didática discursiva
dc.contributor.advisor | Vinhas, Luciana Iost | pt_BR |
dc.contributor.author | Delicor, Jeniffer Kanareck | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-10T06:32:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277163 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho enfatiza a importância da Análise do Discurso (AD) no ensino de Língua Portuguesa, buscando criar uma unidade didática discursiva (UDD) integrando a perspectiva discursiva ao currículo, trabalhando com a compreensão crítica dos discursos que constituem o imaginário dos alunos-leitores. A AD, conforme Magalhães et al. (2007), amplia a compreensão das práticas sociais mediadas pela linguagem. A abordagem da leitura, segundo Noble e Mittmann (2016), destaca a dupla materialidade do discurso, concebendo o gesto de leitura como interpretação simbólica. Propõe-se a intervenção teórica da AD em sala de aula para explorar a multiplicidade de sentidos em diversos gêneros textuais. A unidade didática proposta, fundamentada em Indursky (2019) e Fernandes (2021), enfoca a identidade de gênero, promovendo diálogo, diversidade e problematização das estruturas normalizadoras na escola. Sublinha-se a relevância da disciplina de Língua Portuguesa para desnaturalizar discursos preconceituosos, contribuindo para a autonomia e criticidade dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper emphasizes the importance of Discourse Analysis (DA) in Portuguese language teaching, seeking to create a discursive didactic unit (UDD) that integrates the discursive perspective into the curriculum, working with a critical understanding of the discourses that constitute the imaginary of student-readers. DA, according to Magalhães et al. (2007), broadens understanding of social practices mediated by language. The approach to reading, according to Noble and Mittmann (2016), highlights the double materiality of discourse, conceiving the act of reading as symbolic interpretation. The theoretical intervention of DA in the classroom is proposed to explore the multiplicity of meanings in various textual genres. The proposed didactic unit, based on Indursky (2019) and Fernandes (2021), focuses on gender identity, promoting dialogue, diversity, and problematization of normalizing structures in schools. The relevance of the Portuguese language discipline is underlined to denaturalize prejudiced discourses, contributing to the autonomy and criticality of students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Discourse | en |
dc.subject | Womanhood | en |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Discursive didactic unit | en |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Argumentation | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | en |
dc.title | Leitura, argumentação e mulheridade: uma proposta didática discursiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208691 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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