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dc.contributor.advisorVinhas, Luciana Iostpt_BR
dc.contributor.authorDelicor, Jeniffer Kanareckpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-10T06:32:45Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277163pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho enfatiza a importância da Análise do Discurso (AD) no ensino de Língua Portuguesa, buscando criar uma unidade didática discursiva (UDD) integrando a perspectiva discursiva ao currículo, trabalhando com a compreensão crítica dos discursos que constituem o imaginário dos alunos-leitores. A AD, conforme Magalhães et al. (2007), amplia a compreensão das práticas sociais mediadas pela linguagem. A abordagem da leitura, segundo Noble e Mittmann (2016), destaca a dupla materialidade do discurso, concebendo o gesto de leitura como interpretação simbólica. Propõe-se a intervenção teórica da AD em sala de aula para explorar a multiplicidade de sentidos em diversos gêneros textuais. A unidade didática proposta, fundamentada em Indursky (2019) e Fernandes (2021), enfoca a identidade de gênero, promovendo diálogo, diversidade e problematização das estruturas normalizadoras na escola. Sublinha-se a relevância da disciplina de Língua Portuguesa para desnaturalizar discursos preconceituosos, contribuindo para a autonomia e criticidade dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper emphasizes the importance of Discourse Analysis (DA) in Portuguese language teaching, seeking to create a discursive didactic unit (UDD) that integrates the discursive perspective into the curriculum, working with a critical understanding of the discourses that constitute the imaginary of student-readers. DA, according to Magalhães et al. (2007), broadens understanding of social practices mediated by language. The approach to reading, according to Noble and Mittmann (2016), highlights the double materiality of discourse, conceiving the act of reading as symbolic interpretation. The theoretical intervention of DA in the classroom is proposed to explore the multiplicity of meanings in various textual genres. The proposed didactic unit, based on Indursky (2019) and Fernandes (2021), focuses on gender identity, promoting dialogue, diversity, and problematization of normalizing structures in schools. The relevance of the Portuguese language discipline is underlined to denaturalize prejudiced discourses, contributing to the autonomy and criticality of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectWomanhooden
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDiscursive didactic uniten
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectArgumentationen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese languageen
dc.titleLeitura, argumentação e mulheridade: uma proposta didática discursivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208691pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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