Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMachado, Roseli Belmontept_BR
dc.contributor.authorBecker, Gabriela Karinept_BR
dc.date.accessioned2024-08-10T06:32:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277152pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender os efeitos do uso jogos como metodologia para o ensino da posição goleiro em aulas de Educação Física para uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. O baixo número de estudos voltados ao ensino desta posição nas escolas mostra a relevância deste trabalho para a área. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a utilização de Diário de Campo e entrevistas semiestruturadas, investigados através da análise de conteúdo de Bardin. Chegamos as categorias “participação dos estudantes nas aulas e as questões de gênero” e “ineditismo do trabalho e aplicação em outros esportes”. Por meio desse estudo, pode ser percebido a importância das atividades e postura do professor em aula, principalmente por seu papel como estimulador de reflexões e aprendizados, o que se agrava quando as questões de gênero presentes no futebol aparecem no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to understand the effects of using games as a methodology for teaching the goalkeeper position in Physical Education classes for a 4th year elementary school class at a state school in Porto Alegre. The low number of studies focused on teaching this position in schools shows the relevance of this work for the area. The qualitative research uses a Field Diary and semi-structured interviews, investigated through Bardin's content analysis. We arrived at the categories “student participation in classes and gender issues” and “originality of the work and application in other sports”. Through this study, the importance of the teacher's activities and attitude in class can be perceived, mainly due to their role as a stimulus for reflection and learning, which becomes worse when gender issues present in football in the school context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocceren
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectGoleirospt_BR
dc.subjectGoalkeepersen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleO uso de jogos para ensinar a posição goleiro na educação física escolar : possibilidades para problematizar as questões de gêneropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208671pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem