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dc.contributor.advisorIndrusiak, Elaine Barrospt_BR
dc.contributor.authorLopes, Eduardo Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T06:47:01Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277140pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar videogames através de uma perspectiva narratológica, tentando investigar até que ponto a narratividade define certos jogos, enquanto outros são conduzidos exclusivamente pelo processamento ergódico, além de analisar como a interação entre narratividade e ergodicidade ocorre nos jogos narrativos. Para tal, utilizarei alguns conceitos da narratologia funcionalista, cujos fundamentos foram propostos por Meir Sternberg (1978), bem como os conceitos de cibertexto e ergódica, cunhados por Espen Aarseth (1997). O corpus de análise consiste nos jogos de computador Hades (2020) e Her Story (2015). Embora ambos os jogos contem histórias, eles estão em polos quase opostos quando se trata das estratégias utilizadas para motivar o jogador a avançar. Tais estratégias vão desde jogos conduzidos exclusivamente por ergódica àqueles baseados majoritariamente em narratividade. Ao analisar esses dois jogos que estão em polos quase opostos, o estudo lança luz sobre os mecanismos que equilibram o processamento ergódico e a narratividade em jogos narrativos. Por fim, levanto a possibilidade de futuras pesquisas envolvendo outros videogames devido à vasta gama de elementos que não puderam ser explorados com um corpus pequeno.pt_BR
dc.description.abstractThis end-of-course paper aims to analyze video games through a narratological perspective, trying to investigate to what extent narrativity defines certain games, whereas others are driven exclusively by ergodic processing, as well as analyzing how the interaction between narrativity and ergodic happens in narrative games. To do so, I will borrow a few concepts of functionalist narratology, whose foundations were proposed by Meir Sternberg (1978), as well as the concepts of cybertext and ergodic, coined by Espen Aarseth (1997). The corpus of analysis consists of the video games Hades (2020) and Her Story (2015). Though both games tell stories, they stand on almost opposite poles when it comes to the strategies used to drive the player to keep on advancing. These strategies range from exclusively ergodic-driven games to those mostly based on narrativity. By analyzing these two near-antipodes, the study sheds light on mechanisms that balance ergodic processing and narrativity in narrative games. Finally, the possibility of future research involving other video games is raised due to the vast array of elements that could not be explored with such a small corpus.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarratologiapt_BR
dc.subjectVideo gamesen
dc.subjectFunctionalist Narratologyen
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectCibertextopt_BR
dc.subjectCybertexten
dc.subjectErgodicen
dc.subjectHadesen
dc.subjectHer Storyen
dc.titleErgodic-narrative gradient : the ergodic process as a narrativity reordering elementpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208092pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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