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dc.contributor.advisorFonseca, Laura Souzapt_BR
dc.contributor.authorMazzini, Déborapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T06:47:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277137pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo uma análise crítica sobre a percepção dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre sua formação cidadã e como reconhecem e compreendem suas atuações políticas no seu território. O estudo foi conduzido com alunos (as) da EJA na Escola Áurea Celi Barbosa, em Gravataí/RS. Realizado uma revisão bibliográfica para se contextualizar a modalidade da EJA, considerando as contribuições de Haddad e Pierro (2000) sobre a trajetória desta modalidade e sua construção dentro dos movimentos sociais e na educação popular, e a análise de documentações como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), a Base Nacional Comum Curricular, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (11/2000). Considerando Marshall (1967), Benevides (1991;1994) e Arroyo (1988), o conceito de cidadania é visto como o conjunto de direitos, civis, políticos e sociais, conquistados pela sociedade e legitimados pelo Estado, articulados com a democracia e a participação popular, isto é, a soberania popular para além do status de eleitor, sujeitos como protagonistas de lutas sociais constantes, com possibilidades de criações de novos direitos, transformações, controle e fiscalização sobre os poderes. Trabalhado também sob a ótica pensamento crítico, sendo este, a capacidade que os indivíduos têm para refletir sobre a realidade, possibilitando a constatação, o conhecimento e a intervenção para transformá-la, este processo é fundamentado na pedagogia crítica de Paulo Freire (1987). Destaco a compreensão da escola como um espaço de tensões em suas práticas de legitimar e perpetuar poderes e privilégios sociais, conforme os conceitos da teoria crítico- reprodutivista de Pierre Bourdieu (1970) e também de Freire sobre uma educação opressora e bancária, que apenas deposita saberes impostos de acordo com o interesse das classes dominantes. Como metodologia adotei a abordagem qualitativa, realizando rodas de conversa centradas em quatro tópicos principais para explorar a percepção dos estudantes sobre a inter-relação entre educação, cidadania e política: 1.as motivações, 2.as dificuldades, 3.formas de atuação e 4.perspectivas. Por meio deste estudo, foi viável contemplar os significados que os (as) estudantes conferem às suas participações, bem como entender como a escola contribui e interage com a formação do pensamento crítico e o exercício da cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is a critical analysis of the perception of Youth and Adult Education (EJA) students regarding their civic education and how they recognize and understand their political actions in their territory. The study was conducted with YAE students at Áurea Celi Barbosa School in Gravataí/RS. A bibliographic review was carried out to contextualize the YAE modality, considering the contributions of Haddad and Pierro (2000) on the trajectory of this modality and its construction within social movements and popular education. Document analysis included the National Guidelines and Bases Law for National Education (LDB/1996), the National Common Curricular Base, and the National Guidelines for Youth and Adult Education (11/2000). Considering Marshall (1967), Benevides (1991;1994), and Arroyo (1988), the concept of citizenship is seen as a set of rights—civil, political, and social—acquired by society and legitimized by the state, articulated with democracy and popular participation. This includes popular sovereignty beyond the status of an elector, with individuals as protagonists in constant social struggles, with possibilities for creating new rights, transformations, control, and oversight over powers. The study also addresses critical thinking, defined as the ability of individuals to reflect on reality, enabling observation, knowledge, and intervention for transformation. This process is grounded in the critical pedagogy of Paulo Freire (1987). emphasize the understanding of the school as a space of tensions in its practices of legitimizing and perpetuating social powers and privileges, in line with the concepts of Pierre Bourdieu's (1970) critical-reproductive theory and Freire's ideas about oppressive and banking education, which merely imparts knowledge imposed according to the interests of dominant classes. As a methodology, I adopted a qualitative approach, conducting discussion groups focused on four main topics to explore students' perceptions of the interrelation between education, citizenship, and politics: 1. motivations, 2. difficulties, 3. forms of action, and 4. perspectives. Through this study, it was possible to comprehend the meanings that students attribute to their participation, as well as to understand how the school contributes to and interacts with the development of critical thinking and the exercise of citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial emancipationen
dc.subjectTrajetoria escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectStudent trajectoryen
dc.subjectEmancipação socialpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.titleO pensamento crítico e formação cidadã na EJA : uma análise sobre a participação e interesse dos/as estudantes pelo campo político localpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207973pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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