Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.contributor.authorGomes, Matheuspt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T06:46:45Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277131pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe a aplicação de uma abordagem combinada, utilizando os métodos Analytic Hierarchy Process (AHP) e Multi-Attribute Utility Theory (MAUT) para orientar decisões de investimentos em projetos de parking e mobilidade, especialmente na empresa Indigo. A metodologia visa modelar alternativas em funções multiobjetivas, ponderadas por critérios relativos, com o intuito de apoiar o processo decisório de investimentos em projetos de estacionamento, considerando critérios estratégicos e econômico-financeiros. O texto revisita a teoria de metodologias de tomada de decisão, explora suas estruturas e destaca os principais parâmetros na tomada de decisão da empresa. Em seguida, propõe uma metodologia objetiva e apresenta os resultados, acompanhados de comentários explicativos. Os achados indicam que o uso da abordagem combinada é uma ferramenta eficaz, validada pelos resultados obtidos e pela facilidade de implementação. A validação junto aos tomadores de decisão da empresa está prevista, e trabalhos futuros podem explorar a escalabilidade do modelo proposto, além de aprofundar análises. A metodologia proposta tem potencial para ser replicada em diversos setores.pt_BR
dc.description.abstractThis study proposes the application of a combined approach, using Analytic Hierarchy Process (AHP) and Multi-Attribute Utility Theory (MAUT), to guide investment decisions in parking and mobility projects, particularly in the company Indigo. The methodology aims to model alternatives in multi-objective functions, weighted by relative criteria, with the intention of supporting the investment decision-making process in parking projects, considering both strategic and economic-financial criteria. The text revisits the theory of decision-making methodologies, explores their structures, and highlights the key parameters in the company's decision-making process. Subsequently, it proposes an objective methodology and presents the results, accompanied by explanatory comments. The findings indicate that the use of the combined approach is an effective tool, validated by the obtained results and ease of implementation. Validation with the company's decision-makers is planned, and future work may explore the scalability of the proposed model and deepen analyses. The proposed methodology has the potential to be replicated in various industries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise de investimentospt_BR
dc.subjectAnalytic Hierarchy Process (AHP)en
dc.subjectEstacionamentopt_BR
dc.subjectMulti-Attribute Utility Theory (MAUT)en
dc.subjectMulticriteriaen
dc.subjectInvestment analysisen
dc.subjectParking projectsen
dc.subjectMobilityen
dc.subjectStrategic criteriaen
dc.subjectEconomic-financial criteriaen
dc.subjectDecision-makingen
dc.titleProposta de melhoria no processo de avaliação e gestão econômico-financeira de projetos : um estudo aplicado ao setor de parking e mobilidade ativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208075pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem