Show simple item record

dc.contributor.advisorRodeghiero Neto, Italopt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Anna Carolina Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T06:28:44Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277036pt_BR
dc.description.abstractO período de graduação apresenta desafios significativos para os estudantes, especialmente na engenharia, devido às rigorosas exigências dos cursos, à extensa grade curricular e às longas horas de estudo. Ao abordar esse cenário sob a ótica de gênero, torna se crucial compreender as diferentes particularidades enfrentadas por homens e mulheres em sua experiência acadêmica. Diante disso, o principal objetivo deste estudo foi investigar as disparidades na percepção da carga de trabalho mental entre os estudantes de Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para alcançar esse propósito, foi aplicado um questionário, baseado na ferramenta NASA-TLX, com estudantes de Engenharia da UFRGS e, posteriormente, analisados os comportamentos gerais das respostas, bem como específicos de gênero. Os resultados confirmaram evidências da literatura, revelando uma carga de trabalho elevada, especialmente entre as estudantes mulheres. O estudo destacou também as ações já promovidas pela universidade, identificando áreas para aprimoramento e desenvolvimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarga de trabalhopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.titlePercepção da carga de trabalho mental : uma análise das diferenças pelo viés de gênero entre os estudantes de engenharia da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207485pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record