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dc.contributor.authorBarradas, Mírian Socal
dc.date.accessioned2024-08-06T14:53:27Z
dc.date.available2024-08-06T14:53:27Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277002
dc.description.abstractAborda o daltonismo, ou seja, diferentes alterações visuais que levam à dificuldade da visualização de cores, além do diagnóstico e como as tecnologias assistivas podem auxiliar as pessoas com daltonismo na vida diária.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofJornal da Universidade, 20 jun. 2024, n. 194pt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectDaltonismopt_BR
dc.subjectDefeitos da visão cromáticapt_BR
dc.subjectModelos computacionaispt_BR
dc.subjectTeste de Ishiharapt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.titleStrategies for overcoming the everyday difficulties of living with color blindnesspt_BR
dc.typeArtigo de divulgaçãopt_BR
dc.contributor.translatorMachado, Luana Selau
dc.contributor.translatorVelho, Márcia Montenegro
dc.contributor.photographerDutra, Flávio
dc.description.image1- Parte da face de Nelson Riccordi, em detalhe os olhos verdes que miram a lente do fotógrafo. 2- Figura circular, integrante do Teste de Ishihara, com um grande número de pontos com tonalidades de verde e laranja que variam ligeiramente entre si. Um tricomata (pessoa com visão normal) identifica o número 74 na cor verde. 3- Parte da face de Thiovane Pereira, em detalhe o olho direito. Fonte: Secretaria de Comunicação Social/UFRGS, 2023. Coloridas.pt_BR
dc.contributor.interviewedsourcesLavinsky, Daniel
dc.contributor.interviewedsourcesRicordi, Nelson
dc.contributor.interviewedsourcesPereira, Thiovane
dc.contributor.interviewedsourcesMarcarini, Luciana
dc.contributor.interviewedsourcesOliveira, Manuel
dc.title.secondaryHealth | Differences in color perception are often noticed in childhood during school activities. Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) research develops assistive technologies for the condition, which can be congenital or acquiredpt_BR


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