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dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorDoering, Guilherme Elias Rodriguezpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T06:36:06Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276966pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a percepção das pedagogas e alunas de pedagogia acerca do ensino de Estatística nos anos inicias. Este trabalho é do tipo qualitativo e foram convidadas cinco pedagogas e quatro alunas de pedagogia, todas da região Metropolitana de Porto Alegre, para participarem de uma entrevista semiestruturada. As entrevistas realizadas nos mostram que as pedagogas demonstraram interesse e reconheceram a importância da Estatística para os estudantes e também de trabalhar com Estatística e suas aplicações em sala de aula. Porém dificuldades em relação a ensinar Estatística foram apresentadas, principalmente por não possuírem a bagagem teórica necessária, devido à ausência da Estatística em suas formações como Pedagogas. Essa ausência da Estatística na formação de Pedagogia é corroborada pelos referenciais teóricos que foram utilizados no trabalho. Além disso, foi observada a baixa menção ao trabalho em sala de aula com conteúdos relacionados a Probabilidade, temática essa presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em resumo, o estudo enfatiza a importância de fortalecer a Educação Estatística para pedagogas, capacitando-as a lidar de forma eficaz com questões estatísticas no contexto educacional dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the perception of pedagogues and pedagogy students regarding Statistics and Statistical Education. The research is of qualitative type, and five pedagogues and four pedagogy students from the metropolitan region of Porto Alegre were invited to participate in semi-structured interviews. The interviews showed that the pedagogues expressed interest and recognized the importance of Statistics for students, as well as the relevance of incorporating Statistics and its applications in the classroom. However, challenges related to Statistics were highlighted, particularly due to a lack of necessary theoretical background, due to the absence of statistical content in their pedagogical training. This gap in Pedagogy education is supported by the theoretical references used in the study. Additionally, there was limited emphasis on classroom work related to Probability, a topic present in the National Common Core Curriculum (BNCC). In summary, the study underscores the need to strengthen statistical education for pedagogues, enabling them to better address statistical issues in an educational context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEarly years of elementary schoolen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeachers Trainingen
dc.titleA percepção de pedagogas sobre o ensino de estatísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207987pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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