A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Esta tese apresenta uma interlocução entre livros, leituras e a educação da infância, partindo do desejo de compreender como a organização de práticas leitoras cotidianas de uma escola possibilita a construção de uma experiência literária e a construção de uma comunidade de leitores que se exercitam como narradores em diferentes linguagens. Tendo como norte a pesquisa experiência como produtora de dados e a pesquisa narrativa como possibilidade de análise e escrita tem como objetivo tecer consi ...
Esta tese apresenta uma interlocução entre livros, leituras e a educação da infância, partindo do desejo de compreender como a organização de práticas leitoras cotidianas de uma escola possibilita a construção de uma experiência literária e a construção de uma comunidade de leitores que se exercitam como narradores em diferentes linguagens. Tendo como norte a pesquisa experiência como produtora de dados e a pesquisa narrativa como possibilidade de análise e escrita tem como objetivo tecer considerações e reflexões sobre a Educação Infantil e a leitura literária. A convivência cotidiana com as crianças e professoras de uma escola particular multi-etária do interior do Rio Grande do Sul, não pretende responder à questão, mas sustentar uma aproximação filosófica entre leitura literária, infância e comunidade escolar. A interlocução com a filosofia permite aprender a pensar a leitura como modo de ser, estar e configurar vínculos entre texto e leitor. Vivian Paley, bell hooks, Georges Jean, Jorge Larrosa, Paul Zumthor, Byung-Chul Han e Walter Benjamin permitem pensar a relação das crianças com a dimensão educativa da leitura e como esta pode ser vivida/experienciada. São abordados os conceitos de Leitura e Infância como fios condutores da discussão, aqui considerados como elementos constitutivos de um Currículo Narrativo para a Educação Infantil. Finaliza se com uma discussão sobre as Histórias de Aprendizagem como uma prática que sustenta a articulação da composição de um Currículo Narrativo como anuncio de uma educação que valoriza os saberes e as experiências de aprendizagem das crianças na escola. ...
Resumen
Esta tesis presenta un diálogo entre los libros, la lectura y la educación infanti, partiendo del deseo de comprender cómo la organización de prácticas lectoras cotidianas en una escuela posibilita la construcción de una experiencia literaria y la formación de una comunidad de lectores que se ejercitan como narradores en diferentes lenguajes. Utilizando la investigación experiencia como productora de datos y la investigación narrativa como posibilidad de análisis y escritura, el objetivo es tej ...
Esta tesis presenta un diálogo entre los libros, la lectura y la educación infanti, partiendo del deseo de comprender cómo la organización de prácticas lectoras cotidianas en una escuela posibilita la construcción de una experiencia literaria y la formación de una comunidad de lectores que se ejercitan como narradores en diferentes lenguajes. Utilizando la investigación experiencia como productora de datos y la investigación narrativa como posibilidad de análisis y escritura, el objetivo es tejer consideraciones y reflexiones sobre la Educación Infantil y la lectura literaria.La convivencia diaria con los niños y las maestras de una escuela particular de múltiples edades en el interior de Rio Grande do Sul no busca responder a la pregunta, sino sostener una aproximación filosófica entre la lectura literaria, la infancia y la comunidad escolar. La interlocución con la filosofía permite aprender a pensar la lectura como una forma de ser, estar y configurar vínculos entre el texto y el lector. Vivian Paley, bell hooks, Georges Jean, Jorge Larrosa, Paul Zumthor, Byung-Chul Han y Walter Benjamin permiten reflexionar sobre la relación de los niños con la dimensión educativa de la lectura y cómo esta puede ser vivida/experimentada. Se abordan los conceptos de Lectura e Infancia como hilos conductores de la discusión, considerados aquí como elementos constitutivos de un Currículo Narrativo para la Educación Infantil. La tesis concluye con una discusión sobre las Historias de Aprendizaje como una práctica que sustenta la articulación de la composición de un Currículo Narrativo, anunciando una educación que valora los saberes y las experiencias de aprendizaje de los niños en la escuela. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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