Mostrar el registro sencillo del ítem
O planejamento escolar : reflexões pautadas na perspectiva docente
dc.contributor.advisor | Pires, Veruska | pt_BR |
dc.contributor.author | Booni, Janniny Schneider Kruger | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-03T06:31:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276890 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa investiga, a partir da autobiografia, as reflexões que emergem no processo de elaboração do plano de ensino. A pesquisa dispõe de um enfoque qualitativo descritivo. Os dados foram obtidos através de escritos, documentos e atas, os quais foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, sendo identificadas as categorias: Conteúdos de ensino, objetivos de aprendizagem e processo de avaliação. Os referenciais curriculares oferecem um norte para o professor. A maior dificuldade é escolher um conteúdo que realmente faça sentido para a realidade da turma. Verifica-se a importância de conhecer os alunos e suas características para que a escolha dos conteúdos tenha significado facilitando o processo de ensino aprendizagem. A elaboração dos objetivos de aprendizagem após a seleção dos conteúdos, neste caso, não alterou o resultado. As dúvidas que surgiram baseavam-se na formulação destes e, assim que resolvidas, foram aplicadas ao planejamento. No processo de avaliação houve questões quanto à definição de instrumentos e critérios, sendo necessário pesquisa elucidativa. Ao final do processo, constata-se ainda que há necessidade de buscar tais definições para a elaboração de futuros planejamentos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research investigates, from the autobiography, the reflections that emerge in the process of elaboration of the teaching plan. The research has a descriptive qualitative approach. Data were obtained through writings, documents and minutes, which were analyzed using Content Analysis, identifying the following categories: Teaching content, learning objectives and evaluation process. Curricular references provide a guide for the teacher. The biggest difficulty is choosing content that really makes sense for the reality of the class. The importance of knowing the students and their characteristics is verified so that the choice of contents has meaning, facilitating the teaching-learning process. The elaboration of the learning objectives after the selection of the contents, in this case, did not change the result. The doubts that arose were based on their formulation and, once resolved, were applied to planning. In the evaluation process, there were questions regarding the definition of instruments and criteria, requiring elucidative research. At the end of the process, it is also verified that there is a need to seek such definitions for the elaboration of future plans. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching planning | en |
dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
dc.subject | Objetivos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Learning objectives | en |
dc.title | O planejamento escolar : reflexões pautadas na perspectiva docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001207641 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Educación Física (1260)