Show simple item record

dc.contributor.advisorPires, Veruskapt_BR
dc.contributor.authorBooni, Janniny Schneider Krugerpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-03T06:31:34Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276890pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa investiga, a partir da autobiografia, as reflexões que emergem no processo de elaboração do plano de ensino. A pesquisa dispõe de um enfoque qualitativo descritivo. Os dados foram obtidos através de escritos, documentos e atas, os quais foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, sendo identificadas as categorias: Conteúdos de ensino, objetivos de aprendizagem e processo de avaliação. Os referenciais curriculares oferecem um norte para o professor. A maior dificuldade é escolher um conteúdo que realmente faça sentido para a realidade da turma. Verifica-se a importância de conhecer os alunos e suas características para que a escolha dos conteúdos tenha significado facilitando o processo de ensino aprendizagem. A elaboração dos objetivos de aprendizagem após a seleção dos conteúdos, neste caso, não alterou o resultado. As dúvidas que surgiram baseavam-se na formulação destes e, assim que resolvidas, foram aplicadas ao planejamento. No processo de avaliação houve questões quanto à definição de instrumentos e critérios, sendo necessário pesquisa elucidativa. Ao final do processo, constata-se ainda que há necessidade de buscar tais definições para a elaboração de futuros planejamentos.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates, from the autobiography, the reflections that emerge in the process of elaboration of the teaching plan. The research has a descriptive qualitative approach. Data were obtained through writings, documents and minutes, which were analyzed using Content Analysis, identifying the following categories: Teaching content, learning objectives and evaluation process. Curricular references provide a guide for the teacher. The biggest difficulty is choosing content that really makes sense for the reality of the class. The importance of knowing the students and their characteristics is verified so that the choice of contents has meaning, facilitating the teaching-learning process. The elaboration of the learning objectives after the selection of the contents, in this case, did not change the result. The doubts that arose were based on their formulation and, once resolved, were applied to planning. In the evaluation process, there were questions regarding the definition of instruments and criteria, requiring elucidative research. At the end of the process, it is also verified that there is a need to seek such definitions for the elaboration of future plans.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching planningen
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectObjetivos educacionaispt_BR
dc.subjectLearning objectivesen
dc.titleO planejamento escolar : reflexões pautadas na perspectiva docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207641pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record