Show simple item record

dc.contributor.advisorCunha, Giovani dos Santospt_BR
dc.contributor.authorParanhos, Guilherme Moraespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-03T06:31:32Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276886pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo apresentar uma revisão a respeito do Teaching Games for Understanding e sua aplicação no contexto da educação física escolar e no futebol. A pesquisa foi realizada através de buscas em sites de artigos acadêmicos e científicos, priorizando os dados mais recentes encontrados na literatura. Os resultados sugerem que a metodologia do TGfU pode ser uma estratégia eficaz e de excelência nas aulas de educação física escolar voltadas à iniciação esportiva e também no ensino do futebol. As questões psicossociais, de envolvimento, motivação e prazer, sofrem impacto positivo com essa abordagem. O modelo consegue engajar os alunos, aumentando o desempenho e alcançando bons níveis de atividade física. Pelo lado do professor, devido a sua estrutura, que é voltada para os conhecimentos procedimentais e de entendimento do jogo, o método se torna uma ferramenta útil, podendo ser aplicada de forma independente ou combinada com outras abordagens metodológicas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to present a review about Teaching Games for Understanding and its application in the context of school physical education and football. The research was carried out through searches on academic and scientific articles websites, prioritizing the most recent data found in the literature. The results suggest that the TGfU methodology can be an effective and excellent strategy in school physical education classes aimed at sports initiation and also in football teaching. Psychosocial issues of involvement, motivation and pleasure are positively impacted by this approach. The model manages to engage students, increasing performance and achieving good levels of physical activity. On the teacher's side, due to its structure, which is geared towards procedural knowledge and understanding of the game, the method becomes a useful tool, which can be applied independently or combined with other methodological approaches.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo presentar una revisión sobre lo Teaching Games for Understanding y su aplicación en el contexto de la educación física escolar y en fútbol. La investigación se realizó a través de búsquedas en sitios web de artículos académicos y científicos, priorizando los datos más recientes encontrados en la literatura. Los resultados sugieren que la metodología TGfU puede ser una estrategia eficaz y excelente en las clases de educación física escolar destinadas a la iniciación deportiva y también en la enseñanza del fútbol. Las cuestiones psicosociales de implicación, motivación y placer se ven afectadas positivamente por este enfoque. El modelo logra involucrar a los estudiantes, aumentando el rendimiento y logrando buenos niveles de actividad física. Del lado del docente, debido a su estructura, que está orientada al conocimiento procedimental y la comprensión del juego, el método se convierte en una herramienta útil, que puede aplicarse de forma independiente o combinada con otros enfoques metodológicos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFootballen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSports initiationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectFútboles
dc.subjectIniciación deportivaes
dc.titleTeaching games for understanding na educação física escolar e no futebol : uma revisão narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207598pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record