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dc.contributor.advisorMossi, Cristian Polettipt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Filipipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-03T06:31:06Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276868pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta investigações a respeito da relevância do audiovisual e suas potências para uma formação pessoal e ampliada; resgatando intervenções, memórias e narrativas. Compõem a escrita científica, artefatos culturais de múltiplos formatos artísticos, capazes de contribuir com outras perspectivas e questionamentos sobre a temática estudada. Utilizando a Pesquisa Narrativa (Martins, Tourinho e Souza, 2017) em associação com a idealização das Escrevivências (Evaristo, 2008, 2022), há uma experimentação para compreender e registrar uma experiência criativa em contínuo e inquietante aprendizado. Com as Páginas Negativas e a Curadoria Afetiva – noções aqui orquestradas e teorizadas, há uma visão da educação como campo de amplitude em experiências, fazeres e saberes (Ingold, 2015 e 2020; hooks, 2017). A pesquisa é mobilizada por dois questionamentos (Como ver-se e dizer-se com audiovisual em educação? e Quais expressões narrativas e experimentais compõem uma vivência artística?) que objetivam adentrar na temática amparada, também, sob as lentes de intelectuais e artistas negros: o devir-negro, enquanto potência transformadora que enriquece e diversifica a produção científica através da valorização das perspectivas, experiências e reconhecimentos (Carneiro, 2015; Hall, 2006 e 2015; hooks, 2023; Souza, 2021). Em consonância com os pressupostos teóricos, é conduzido um formato de escrita insurgente entre rememorações, atos de formação e suas respectivas produções de sentido.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents investigations regarding the meaningfulness of audiovisual media and its potentials for personal and expanded formation; rescuing interventions, memories, and narratives. Composing the scientific writing are cultural artifacts of multiple artistic formats, capable of contributing to other perspectives and inquiries on the studied theme. Using Narrative Research (Martins, Tourinho, & Souza, 2017) in association with the conceptualization of Escrevivências (Evaristo, 2008, 2022), there is an experimentation to understand and record a creative experience in continuous and unsettling learning. Through the Negative Pages and Affective Curation – notions here orchestrated and theorized, there is a view of education as a field of breadth in experiences, doings, and knowledges (Ingold, 2015 and 2020, hooks, 2017). The research is mobilized by two questions (How to see and express oneself with audiovisual media in education? and What narrative and experimental expressions compose an artistic experience?) aiming to delve into the supported theme, also under the lenses of Black intellectuals and artists: the becoming-Black, as a transformative potency that enriches and diversifies scientific production through the valorization of perspectives, experiences, and recognitions (Carneiro, 2015; Hall, 2006 and 2015; hooks, 2023; Souza, 2021). In accordance with the theoretical assumptions, a format of insurgent writing is conducted among reminiscences, acts of formation, and their respective productions of meaning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa em educaçãopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.titleVer-se e dizer-se em educação: experimentações e narrativas com audiovisualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207785pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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