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dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorStachelski, Alessandra Hecklerpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-02T06:27:33Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276841pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa investigou as conexões entre matemática e literatura, tendo como foco as possíveis contribuições destas conexões para a formação de professores. Foi realizada uma ação de extensão denominada “Clube de Literatura e Matemática”, na qual participaram professores e licenciandos das áreas de matemática, física, língua portuguesa e literatura, que foram convidados a refletir e dialogar sobre conexões entre matemática e literatura, bem como a pensar situações didáticas que as envolvessem. Fazendo uso do método da cartografia, utilizando principalmente as ideias da professora Virgínia Kastrup, e dos estudos de Paulo Freire e Francisco Imbernón sobre formação docente, foram analisados os diálogos e produções deste Clube de Literatura e Matemática, com o objetivo principal de compreender como as conexões entre matemática e literatura se manifestam nesse contexto formativo. Neste texto é apresentado ao leitor diferentes aspectos da relação entre matemática e literatura, elucidando a diferença de “relação” e “conexão” entre essas duas áreas. Além disso, dois movimentos de revisão de literatura realizados durante a pesquisa são detalhados, mostrando um percurso histórico e bibliográfico no que diz respeito ao tema da relação entre matemática e literatura no campo acadêmico. Os oito encontros do Clube de Literatura e Matemática foram descritos, salientando dizeres e discussões dos e entre os participantes. O processo de análise foi desenvolvido em dois movimentos principais. O primeiro aproximou as características de um círculo de leitura, definido por Rildo Cosson, com as do Clube, buscando delinear a potencialidade de um círculo de leitura como espaço de formação docente. O segundo considerou os diálogos nos encontros do Clube que apontam para uma subversão da visão hegemônica da matemática como ciência pura, neutra, desconectada de viés social, cultural e/ou político. Os resultados da pesquisa apontam para o potencial do Clube de Literatura e Matemática como fomentador de movimentos de criatividade entre os participantes, e como um espaço diferenciado de diálogo e de formação docente que contribui para uma desconstrução da matemática como uma ciência neutra e desconectada do contexto social e artístico.pt_BR
dc.description.abstractThe research investigated the connections between mathematics and literature, focusing on the possible contributions of these connections to the field of teacher training. An extension activity titled “Literature and Mathematics Club” was carried out, in which teachers and undergraduates in the areas of mathematics, physics, Portuguese language and literature participated, who were invited to reflect and dialogue on connections between mathematics and literature, as well think of didactic situations that involved those connections. Making use of the cartography method, using mainly the ideas of Professor Virgínia Kastrup, and the studies of Paulo Freire and Francisco Imbernón on teacher training, the dialogues and productions of this Literature and Mathematics Club were analyzed, in order to understand how the connections between mathematics and literature are manifested in this formative context. In this text, the reader is presented with different aspects of the relationship between mathematics and literature, elucidating the difference in “relationship” and “connection” between these two areas. In addition, two literature review movements carried out in the course of the research are detailed, showing a historical and bibliographic path regarding the theme of the relationship between mathematics and literature in the academic field. The eight meetings of the Literature and Mathematics Club were described, highlighting sayings and discussions by and among the participants. The analysis process was developed in two main movements. The first one approached the characteristics of a reading circle, defined by Rildo Cosson, with those of the Club, seeking to delineate the potential of a reading circle as a space for teacher training. The second considered the dialogues in the Club's meetings that point to a subversion of the hegemonic view of mathematics as a pure, neutral science, disconnected from social, cultural and/or political bias. The research results point to the potential of the Literature and Mathematics Club as a promoter of creativity movements among the participants, and as a distinguished space for dialogue and teacher training that contributes to the deconstruction of mathematics as a neutral science, disconnected from the social and artistic contexts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics and literatureen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectReading circlesen
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing teacher trainingen
dc.subjectMathematics and arten
dc.titleClube de Literatura e Matemática como espaço de diálogo e formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207443pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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